Oportunidades do FNE para Minas são destaque em encontro com empreendedores da área da Sudene
O superintendente do Banco do Nordeste para Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel, apresentou nesta terça-feira, 29, as oportunidades da instituição para os empreendedores dos municípios da área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no estado. O gestor foi palestrante no evento Desenvolve Minas, realizado ao vivo no canal do YouTube da Associação Mineira dos Municípios (AMM), em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).
Wesley destacou, principalmente, as condições do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Atualmente o BNB oferece recursos de até R$ 100 mil para capital de giro com taxas de juros de 2,5% ao ano, por meio da linha FNE Emergencial.
“Somos os gestores do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, que tem as melhoras taxas e prazos para quem quer empreender, seja na área rural ou na área urbana. São recursos que ampliam as chances de sucesso, pois os prazos de pagamento e carência são adequados à geração de caixa do empreendimento”, ressalta o superintendente.
Na apresentação foi detalhado o crédito oferecido pelo Banco do Nordeste, como os itens financiáveis por cada linha, prazos, limites e taxas de juros, para empreendedores de todos os portes e segmentos da economia, formalizados ou não. O maior programa de microcrédito urbano, produtivo e orientado da América do Sul, o Crediamigo, administrado pelo BNB, também ganhou destaque.
Wesley Maciel observou que o Banco do Nordeste, mesmo com apenas 8,4% das agências de sua região de atuação no estado, é responsável por 86,7% de todos os financiamentos nos 168 municípios onde atua no Norte de Minas, os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e parte do Noroeste.
Desenvolve Minas
O superintendente do BNB integrou o painel “Incentivo ao desenvolvimento econômico e rural para os municípios”, ao lado de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O evento está disponível na internet, no endereço eletrônico www.youtube.com/AMMTVMinas.