Banco do Nordeste lança plano de ação para apoiar produção de cacau capixaba
O Banco do Nordeste lançou, nesta quarta-feira, 23, em Linhares o Plano de Ação Territorial (PAT), para apoiar o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no Espírito Santo. A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) Cacauicultura, implantado no Território Juparanã, integrado pelos municípios de Linhares e Rio Bananal.
A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório do Escritório Local de Operações (ELO) do AgroNordeste, na sede da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), e prestigiada por cerca de 40 pessoas, entre produtores rurais, autoridades locais e representantes de entidades parceiras do Prodeter.
Durante a solenidade, foi assinado contrato de crédito para aquisição de sistema de micro e minigeração de energia fotovoltaica, com a linha de financiamento FNE Sol Produtor Rural, com o agricultor Demecia Vieira Parreira. Houve sorteio de mudas de cacau clonado entre os participantes, ofertadas pela Ceplac.
O BNB foi representado na cerimônia pelo gerente executivo de Desenvolvimento Territorial, Marcus Louriçal, pela agente de desenvolvimento Izabel Lopes, pelo gestor da agência Linhares, Constantino Martins, e pelo gerente de negócios Leonardo Fabris. Também conversaram com o público presente o vice-prefeito de Rio Bananal, Eristeu Gilbert, o secretário de Agricultura e presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Espírito Santo, Franco Fiorot, entre outros representantes de entidades, e do produtor rural Mauro Rossoni, em nome dos cacauicultores.
Instituições parceiras
O evento ainda contou com as presenças de representantes da Ceplac, do ELO AgroNordeste, da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), dos Sindicatos Rurais de Linhares e de Rio Bananal, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama, das Secretarias Municipais de Agricultura de Linhares e Rio Bananal das e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Bananal do Sul (Aprueba).