Hub de Inovação Banco do Nordeste em Salvador completa dois anos com investimentos de R$ 400 milhões na Bahia
Hub de Inovação Banco do Nordeste em Salvador completa dois anos com investimentos de R$ 400 milhões na Bahia
O Hub de Inovação Banco do Nordeste Salvador comemora dois anos de atuação e supera a marca de R$ 400 milhões em investimentos. Nesse tempo, os recursos da linha FNE Inovação foram destinados ao ecossistema local de startups e micro e pequenas empresas, especialmente na área de Tecnologia da Informação (TI).
Durante os dois anos de atuação na Bahia, o Hub de Inovação Banco do Nordeste atendeu cerca de 400 empresas e startups e, atualmente, abriga dez delas no espaço de coworking no Hub Salvador, espaço de estímulo à inovação criado pela Prefeitura de Salvador em parceria com a iniciativa privada.
O volume de negócios tem confirmado a existência de demanda específica do mercado para a inovação e o gerente executivo do Hub Banco do Nordeste em Salvador, Gabriel Salgado, conta que o espaço é procurado por clientes que buscam orientação e apoio em projetos de inovação. “A partir dessa demanda, passamos a pensar além da inovação interna e resolvemos estabelecer conexões entre as startups e os clientes do Banco, uma espécie de ponte entre a oferta de crédito e as soluções para viabilizarem os projetos de inovação”.
Salgado conta ainda que a proposta do Hub de Inovação tem permitido estabelecer conexões entre startups e empresas dos segmentos tradicionais da economia, além da aproximação entre investidores e fundos de venture capital em prol do apoio ao ecossistema local de inovação. “O Hub tem contribuído para a criação de mecanismos de política pública pelos governos estaduais e municipais para um ambiente regulador e tributário favorável à inovação. Os estímulos à vinda de investimentos em tecnologia, redução de tributos e criação de fundos de fomento à pesquisa e inovação são alguns exemplos”, destaca.
Como parte do processo de modernização do mercado bancário, o Hub Banco do Nordeste funciona como experiência para que a instituição desenvolva novo modelo de suporte para consumidores com perfil digital. Ao se aproximar do ecossistema de empresas inovadoras, o Banco absorve um pouco dessa experiência para sugerir melhorias aos processos, produtos e serviços do Banco.