Micro e pequenas empresas maranhenses recebem premiação do Banco do Nordeste
Empresas dos setores de Indústria, Comércio, Serviços e na categoria Inovação receberam premiação pelos avanços conquistados na aplicação do crédito ao longo de 2021
Nesta quinta-feira, 30, o Banco do Nordeste entregou o Prêmio BNB da Micro e Pequena Empresa 2022 para quatro empresas maranhenses que se destacaram, ao longo do ano de 2021, na aplicação dos recursos financiados pela instituição financeira por meio do Fundo Constitucional de Financiamentos do Nordeste, o FNE. A premiação foi concedida para empresas dos setores de Indústria, Comércio, Serviços e no âmbito da Inovação, Produtividade e Competitividade, mais recente categoria incluída. Esta é a oitava edição do evento, que ocorre anualmente.
No Maranhão, foram premiadas as empresas: Cerâmica Cigana LTDA, sediada na cidade de Pio XII, na categoria Inovação, Produtividade e Competitividade; Selaria e Agropecuária Santo Antônio, localizada em São Francisco do Brejão, na categoria Comércio; Gráfica Pinheirense LTDA, de Pinheiro, na categoria Serviços; e a DAFONTE Indústria e Comércio de Águas LTDA, de Barra do Corda, na categoria Indústria.
"É uma honra para nossa empresa receber esse prêmio porque representa a coragem que tivemos em um momento muito difícil que enfrentamos e que precisamos escolher entre fechar o negócio ou acreditar e investir com recursos do Banco do Nordeste, que foi o que fizemos. E deu muito certo! Hoje, com o apoio do BNB, a empresa está reestruturada e reorganizada, por isso somos muito gratos", testemunhou o empresário Matheus Galletti.
O superintendente estadual do BNB no Maranhão, Danivan Borges Lacerda, explica que a premiação é um reconhecimento também à capacidade de governança dos empreendedores. "Se considerarmos os desafios econômicos que as empresas têm enfrentado nos últimos anos, que exige muito empenho, dedicação e comprometimento gerencial para superar o período mais difícil da pandemia e manter as atividades e sustentabilidade dos negócios, estas empresas se destacaram de forma muito relevante. Por isso, temos muita satisfação em entregar esse reconhecimento ao tempo que parabenizamos aos empreendedores que, com apoio creditício do Banco do Nordeste, conseguiram vencer as dificuldades e avançar, gerando empregos, renda e desenvolvimento para o Maranhão", destacou o superintendente.
Para selecionar os premiados, uma comissão julgadora composta por entidades empresariais do estado avalia critérios como inovações empregadas no negócio, produtividade e competitividade, adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento obtido junto ao Banco do Nordeste. Nesta edição, a comissão técnica foi composta pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).
A cerimônia de entrega do Prêmio BNB da Micro e Pequena Empresa 2021 também teve a participação do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Cassiano Pereira, do presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís, Felipe Mussalém, do vice-presidente para Assuntos da Economia e Finanças da ACM, Fernando Duailibe, do superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, além de representantes das entidades empresarias, funcionários e clientes do Banco do Nordeste.