Voltar Programação Virtual do CCBNB traz atrações de diferentes linguagens artísticas

Programação Virtual do CCBNB traz atrações de diferentes linguagens artísticas
Cultura Fortaleza (CE), 22/04/2021

Os artistas caririenses Leonardo Alves e Jeferson Vieira abrem a programação do Centro Cultural Banco do Nordeste desta semana, nesta quinta-feira (22), às 18h, com troca de ideias sobre o processo de construção da web-série Perdão se eu não fui mais ‘claro’. A obra aborda, em vídeos curtos, o universo de um jovem negro que vive em um bairro da periferia de Juazeiro do Norte, no Ceará. De hoje até domingo (25), todas as apresentações podem ser acompanhadas pelo canal do CCBNB no Youtube (youtube.com/centroculturalbancodonordeste).

Na sexta (23), às 16h, o artista Leonardo Costa ensina o público infantil a confeccionar fantoches por meio da reciclagem de caixas de leite, possibilitando a criação de personagens para diversas histórias, desde Chapeuzinho Vermelho até Marcianos Invasores. Logo em seguida, às 18h, o Coletivo Fortaleza Mulher traz a poética das compositoras fortalezenses, em um espetáculo musical coletivo que evidencia a força e leveza da palavra cantada pela terra de Rachel de Queiroz.

Ainda na sexta, às 20h, o espetáculo Corpo Brincante, da Enny Produções Artísticas, traz ao público infantil o universo da dança contemporânea e da contação de história, com uma linguagem fácil e elementos cênicos lúdicos. A atividade aproxima as crianças do espetáculo por meio da ludicidade das cores e dos jogos realizados na cena, enquanto os adultos rememoram suas brincadeiras de infância.

A programação de sábado (24) inicia, às 16h, com as reflexões da exposição virtual (In)possibilidades. Com curadoria de Maria Eneida Feitosa e Clara Karimai, a atividade relembra a vida e a obra do artista plástico Luís Karimai, ao mesmo tempo em que convida o público a desautomatização do olhar e enxergar contrastes, paradoxos, diálogos e possibilidades.

Já no domingo (25), o trio instrumental Berra Boi - formado por Lucas Dan (Sanfona, Sintetizador), Chico Correa (drum machine, sampler e guitarra) e João Cassiano Silva (percussões) - apresenta, às 20h, sua sonoridade inspirada em ritmos globais periféricos. O resultado é uma música dançante, que dialoga com diversos estilos urbanos festivos de continentes como a África e a América Latina.

Confira a programação completa:

Dia 22, quinta-feira
Cinema
18h - Troca de Ideias | Descortinando a web-série Perdão se eu não fui mais ‘claro’.
20h - Trajetória cinematográfia: Ely Marques

Dia 23, sexta-feira
Criança e Arte - Oficina
16h - Confecção de fantoches
Música Vocal
18h - Especial MAR Mulheres Artistas - Veias abertas
Artes Cênicas - Teatro
20h - Corpo Brincante

Dia 24, sábado
Artes Visuais - Exposições
16h - (In)possibilidades
Oficina de Formação Artística
18h - Criação de personagens para HQ

Dia 25, domingo
Literatura
18h - Abril para a leitura: Josenir Lacerda sua vida e seus encantos
Música Instrumental
20h - Berra Boi