Dicas para Sustentabilidade na Agropecuária - Árvores na Propriedade Rural
Agroinforma
Árvores na propriedade rural
Na propriedade rural, as árvores desempenham inúmeras funções. Bombeiam água e nutrientes das profundezas do solo, protegem, recuperam e estruturam a terra, geram sombra aos animais, protegem as plantações contra os ventos fortes, produzem frutos, madeira e diversos outros produtos de valor, como a casca dos troncos, de onde se extrai a canela e a cortiça, por exemplo, as folhas, de onde se extrai chá e óleos essenciais, a seiva, de onde se extrai o látex, no caso da seringueira, e o óleo, no caso da Copaíba e as flores, de onde as abelhas tiram néctar para produzir mel.
Assim, nas propriedades rurais as árvores podem ser utilizadas de diversas formas, como pro exemplo: formando cercas vivas, quebra-ventos, curvas de contenção de erosão, maciços florestais voltados à silvicultura, como árvores de sombreamento em pastagens ou como maciços de floresta nativa, compondo áreas de preservação permanente (APP) e áreas de Reserva Legal (RL). Quando as árvores são inseridas como um componente do sistema de produção de uma propriedade rural, dizemos que na propriedade está se desenvolvendo um sistema agroflorestal.
A Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) é um tipo de sistema agroflorestal já abordado anteriormente neste canal. Outro tipo de sistema agroflorestal que está surgindo chama-se Agricultura Sintrópica. Trata-se de um sistema de cultivo agroflorestal (SAF) caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no local. O conceito de sintropia, contrário à entropia, está associado à capacidade da vida de constantemente complexificar a matéria e acumular energia, gerando continuamente sistemas biodiversos e abundantes, característica essa que a Agricultura Sintrópica busca utilizar no cultivo agroflorestal. Esta forma de cultivo da terra se aplica muito bem a empreendimentos de pequena escala, da agricultura familiar. Entretanto, já há diversas iniciativas mostrando que a Agricultura Sintrópica também pode ser empregada com sucesso e bons resultados em empreendimentos de maior escala, do agronegócio.
No Banco do Nordeste, a ILPF, a Agricultura Sintrópica ou outros tipos de sistemas agroflorestais mais simplificados podem todos ser financiados pelos Programas Pronaf Floresta e Pronaf Agroecologia, como também pelo Programa FNE Verde. Venha conferir!