Agricultura Familiar - Atividades Financiadas - Banco do Nordeste
A Importância da Agricultura Familiar
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) apoia o segmento econômico da agricultura familiar, sendo o Banco do Nordeste seu principal agente financeiro no Nordeste.
O atendimento ao segmento da agricultura familiar tem como base o compromisso para uso adequado dos recursos naturais, disseminação de tecnologias apropriadas e incentivo a sistema de produção de base ecológica, bem como apoio a projetos inclusivos e propulsores da equidade de gênero e da valorização de minorias.
Diretrizes
O tratamento prioritário e diferenciado do Banco do Nordeste para os agricultores familiares compreende as seguintes diretrizes:
- Utilização do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) como principal fonte financiadora;
- Adoção da metodologia de microcrédito produtivo orientado para o Pronaf, por meio do Agroamigo;
- Incentivo a atividades não agrícolas no meio rural;
- Estímulo a atividades com maior valor agregado;
- Apoio à estruturação de cadeias produtivas;
- Fortalecimento das parcerias para viabilizar assistência técnica e capacitação;
- Incentivo à utilização de tecnologia de convivência com a seca;
- Apoio à equidade de gênero com incentivo à participação das mulheres em empreendimentos rurais;
- Incentivo à produção agroecológica, com eventos de capacitação e distribuição de material informativo, contribuindo para a disseminação de uma postura de negócios inclusivos.
Público-alvo
Os agricultores familiares detentores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida por entidades credenciadas pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), contam com o apoio financeiro do Banco do Nordeste para implantação, ampliação ou manutenção dos seus empreendimentos rurais.
Forma de Atuação
O Banco do Nordeste dispõe de uma estrutura própria para atender os agricultores familiares em suas demandas por financiamento de custeio e de investimento pelo Pronaf.
Através do Programa Agroamigo é disponibilizado o microcrédito orientado e acompanhado, que considera a realidade do agricultor e as particularidades do seu processo produtivo, apoiando-o na obtenção de melhores resultados.
O Programa Agroamigo subdivide-se em duas modalidades:
- Agroamigo Crescer: para agricultores(as) enquadrados no grupo B do Pronaf, com renda bruta anual de até R$ 23.000,00;
- Agroamigo Mais: para agricultores(as) enquadrados no Grupo Variável do Pronaf, com renda bruta anual de até R$ 360.000,00;
Os demais agricultores(as) são atendidos pelo Gerente de Relacionamento nas agências, especializados em trabalhar com crédito rural. Eles são responsáveis por avaliar as necessidades do cliente, suas garantias e propor as melhores linhas de crédito disponíveis para atender as suas necessidades, de acordo com a Política de Relacionamento com Clientes e Usuários de Produtos e Serviços Financeiros.
Conte com o Banco do Nordeste e o Pronaf para desenvolver sua atividade produtiva.