Banco do Nordeste premia clientes de microfinança e agricultura familiar no RN
O Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças está na 14ª edição; o Prêmio BNB de Agricultura Familiar, na sexta. Com eles, o BNB reconhece as iniciativas de sucesso entre seus clientes que obtiveram crédito com o Crediamigo (microcrédito urbano), o Agroamigo (microcrédito rural) e pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A seleção foi realizada em todos os estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo. A premiação dos vencedores potiguares será realizada nesta sexta-feira, 15, às 8h30, no auditório do Sebrae-RN.
Para as três categorias, foram selecionados clientes que se destacaram por investimentos em inovação e tecnologia - com reconhecimento pelo uso de métodos, equipamentos e processos inovadores, mecanização e automação; beneficiamento e comercialização - observando a agregação de valor aos produtos e melhorias nas condições de venda; e sustentabilidade - como reconhecimento às iniciativas que valorizem a exploração econômica com preservação do meio ambiente e/ou utilizem métodos agroecológicos de produção.
Em comum, os vencedores conseguiram obter melhorias na produtividade, aumento da capacidade de produção e, ainda, incrementar receitas com um melhor nível de gerenciamento dos empreendimentos. Avanços, no caso do Crediamigo, reconhecidos por uma comissão julgadora formada por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae-RN, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
Para os empreendimentos rurais do Agroamigo e Agricultura familiar, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Emater-RN, Federação dos Trabalhadores na Agricultura - FETARN, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - SEDRAF. Várias regiões potiguares estão representadas nas premiações.
XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças
Crediamigo:
• Empreendedorismo Sustentável: Francisca Lina de Araújo - Currais Novos
• Produção e Comercialização: Francisco Ítalo da Silva Moreira - Apodi
• Inovação e Tecnologia: José Ildevan Pinheiro Morais - Pau dos Ferros
Agroamigo:
• Sustentabilidade: Antonio de Souza Filho - Encanto
• Beneficiamento e Comercialização: Josilene de Oliveira Dantas - Parelhas
• Inovação e Tecnologia: Maria Lucieide Batista de Araujo - São Miguel do Gostoso
VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar
• Inovação e Tecnologia: Bruno Batista de Faria Neto - Serra Negra do Norte
• Beneficiamento e Comercialização: Fabrícia de Oliveira Bernardino - Caraúbas
• Sustentabilidade: Marcelo Rodrigues de Paiva - Serra Caiada