Projeto inspirado na música leva universo da arte urbana ao interior paraibano
O projeto Galerias Urbanas levará painéis gigantes de 15 metros quadrados feitos por três artistas paraibanos, que homenageiam a música do Estado, inicialmente às cidades de Campina Grande e Patos, além de Sousa. A iniciativa integra a programação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Sousa).
Ao todo, são nove obras de grafite, de autoria de Thayroni Arruda, Shiko e Flora Santos, criadas em referência a Jackson do Pandeiro, Sivuca, Kátia de França, Zabé da Loca, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Os painéis ficarão expostos junto às agências do Banco do Nordeste.
O projeto busca aproximar a população do interior paraibano ao universo da arte urbana. As obras serão instaladas entre os dias 14 e 17 de outubro. O primeiro grande painel de grafite do CCBNB Sousa homenageou Jackson do Pandeiro e foi executado no próprio prédio do equipamento.
“O grafite é tanto uma representação da sociedade quanto uma forma artística gestada nas contradições desta mesma sociedade. Neste sentido, tem passado por transformações, deslocando-se dos lugares tradicionais e passando a ser apresentado em galerias, museus, além de ter sido incorporado à linguagem publicitária, tornado produto e até desmaterializado nas interações com a arte virtual ou a cibercultura”, destaca o artista Thayroni Arruda.
Galerias Urbanas
Os painéis móveis serão executados em lonas de caminhão e instalados em armações de ferro, no formato de molduras, modificadas a cada dois meses, e circularão em outros municípios paraibanos.
Serviço
O quê: Galerias Urbanas
Quando: 14 a 17 de outubro, das 10h às 19h
Onde: CCBNB Sousa (Rua Coronel José Gomes de Sá, 7 - Centro)