Palestrantes

Conheça o currículo de todos os palestrantes presentes no evento.
Responsive Image

Filipe Roloff

Co-fundador e consultor em Diversidade e Inclusão nas organizações pela empresa Ponte Educação para Diversidade Professor de Diversidade e Inclusão nas Organizações pelo
LaSalle-Canoas; Consultor da Comissão de Diversidade Sexual da OAB; Palestrante TEDx sobre
Diversidade & Inclusão, 2018 e 2019; Eleito duas vezes um dos 50 líderes globais LGBT do futuro pelo Financial Times, 2017 e 2018; Ganhador do Brazil Excellence Award, 2018, da maior ONG de diversidade do mundo, Out & Equal Advocates; Mestrando em Design
Estratégico; 10 anos de experiência em Educação e Estratégia para Diversidade e Inclusão em
empresas como SAP e Nubank.
Responsive Image

Guilherme Bara

Consultor para o desenvolvimento, implementação e gestão de programas corporativos de cultura de respeito, Compliance, diversidade e inclusão, tendo auxiliado mais de 80 grandes empresas nos últimos anos. 
Guilherme é membro especialista do G100 Brasil, grupo que reúne CEOs de importantes empresas brasileiras e multinacionais. Também é conselheiro da Automotive Business nos temas de diversidade e inclusão.
Anteriormente atuou no time global de diversidade e inclusão da BASF, onde era responsável pelo programa na América do Sul. Ainda na BASF, foi coordenador de marketing e licitações das tintas Suvinil.
Guilherme também atuou no governo e no terceiro setor onde se destaca sua atuação como Chefe de gabinete da Secretaria da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo e como Diretor membro do Comitê de responsabilidade social da FIESP.
Responsive Image

Raquel Andrade

Raquel Andrade é mãe, mulher negra e da periferia de Fortaleza. Ativista de Direitos Humanos há 15 anos. É Advogada, Professora e Consultora. Especialista em Direito e Processo do Trabalho. 
Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial e Vice- presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB/CE. Conselheira Estadual Titular do Conselho Cearense dos Direitos das Mulheres e do Conselho da Promoção da Igualdade Racial do Ceará. Atuou como Assessora Especial da Procuradoria Geral do Município, Coordenadora Jurídica da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza e Gestão de Pessoas no IFCE. Atualmente é Coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher do Estado.
Responsive Image

Victoria Moreno

Servidora pública federal, membro da Comissão de Direitos Humanos – Humaniza-STJ, da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ, membro da Rede Equidade da qual participam 11 instituições federais, acadêmica em Direito, estudante de assuntos relacionados à diversidade em geral com foco em gênero, raça e identidades.
Responsive Image

Marcela Timóteo

Graduada em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG/FJP) pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.
Marcela faz parte da Rede Equidade um programa de cooperação técnica para a implementação de ações conjuntas que buscam a inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça.
Responsive Image

Lívia Sant’anna

Reconhecida, em 2020, como uma das Pessoas de Descendência Africana Mais Influentes do Mundo - Edição Lei e Justiça.
Promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. Mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós graduanda no Curso de Especialização em Estudos Afrolatino-
americanos e Caribenhos do Consejo Latino americano de Ciencias Sociales. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural (GT-4), da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público.
Vice-presidenta do Fórum Direito e Relações Raciais da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ).
Nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei & Justiça.
Responsive Image

Jandaraci Araújo

De vendedora de salgados a executiva. Jandaraci Araújo é co- fundadora do Conselheiras 101 - programa que visa a inclusão de mulheres negras nos conselhos de administração.

Foi Subsecretária de Empreendedorismo Pequenas e Médias Empresas do Estado de São Paulo e Diretora Executiva do Banco do Povo. Atualmente atua no Mercado Financeiro na área de sustentabilidade.

Conselheira de Administração da Kunumi SA , CIEE - SP e Instituto Tomie Ohtake e Conselheira Emérita Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Também é conselheira da Women in Leadership in Latin America ( WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações.

Em 2021 foi premiada como Líderes Destaque do Brasil, pelo Lide Global.
Responsive Image

Juliana Seidl

Idealizadora, CEO e consultora da Longeva. 
Psicóloga pela Universidade de Brasília (mobilidade na Universidade McGill, em Montréal), Mestre em Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas pela Universidade de Coimbra (mobilidade na Universidade de Barcelona) e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (com sanduíche na Universidade da Flórida).
Atua há 14 anos como consultora em gestão de pessoas. Atualmente, oferece atendimento individual como orientadora de carreira e planejamento para aposentadoria e ministra palestras e cursos para empresas sobre temas relativos ao mundo do trabalho, educação para carreira e para aposentadoria, combate ao etarismo e promoção diversidade etária nas organizações.