Gestão Ambiental Empresarial

Iniciativas e informações com foco em sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O desenvolvimento regional deve conciliar lucratividade com a responsabilidade social, ambiental e climática. Em busca desse objetivo, o Banco do Nordeste incorpora as variáveis ambiental e climática em suas práticas negociais e administrativas e busca, dentre outras diretrizes:

  • Informar, sensibilizar e engajar continuamente seus públicos nas políticas e práticas de sustentabilidade do Banco;

  • Desenvolver uma cultura de consumo consciente de recursos naturais nos processos internos;

  • Financiar ações e projetos que visem à sustentabilidade.

Para a realização dessas e outras ações socioambientais, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Banco do Nordeste é uma importante ferramenta que, juntamente com outras diretrizes organizacionais, atua continuamente em diversas frentes.
 

Uso Sustentável de Recursos

Conjunto de ferramentas, procedimentos e ações que visam o combate ao desperdício e à otimização do consumo de energia elétrica, água, papel e descartáveis pelas unidades do Banco do Nordeste.
 

Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva Solidária

Em atendimento ao Decreto Federal nº 10.936/2022, o Banco do Nordeste realiza a Coleta Seletiva Solidária, com objetivo de promover a separação de resíduos recicláveis gerados nas dependências da instituição e sua destinação a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Além dos resíduos recicláveis, há a destinação correta de outros tipos de resíduos, tais como equipamentos e componentes eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, óleo mineral, resíduos de podas, resíduos de construção civil, dentre outros.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Como forma de mensurar suas emissões de GEE e em consonância com a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC), o Banco do Nordeste aderiu em janeiro de 2023 ao Programa Brasileiro GHG Protocol, que é responsável no país pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo de GEE adaptadas à realidade brasileira.

Nesse contexto, o BNB elaborou e publicou em 2023 seu primeiro Inventário de Emissões de GEE relativo ao ano de 2022, integrando-o ao Registro Público de Emissões (RPE), plataforma para divulgação transparente, rápida e simples dos inventários corporativos de emissões de GEE das organizações participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Conheça as emissões do BNB na plataforma do RPE.