Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração

Nesta seção, consta informações sobre estrutura; legislação; composição; data, horário e local das reuniões; contatos; deliberações, resoluções e atas do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração.

Membros do Comitê

  • Décio José Padilha da Cruz
    Membro do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital
    Sr. Décio José Padilha da Cruz é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco e Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco desde 1994. Foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco no ano de 2014 e posteriormente, de 2019 a 2022, bem como Secretário de Administração do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. Atuou ainda como Presidente da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2017. Foi Diretor Comercial e Diretor de Gestão Corporativa da Companhia Pernambucana de Saneamento do Estado de Pernambuco, de 2007 a 2011 e posteriormente no ano de 2018. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014 e membro do Conselho de Administração da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2017. Foi Presidente do Conselho de Política Tributária do Estado de Pernambuco, de 2019 a 2022, bem como Presidente do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal do Brasil, de 2022 a janeiro de 2023.
  • João Andrade Vieira da Silva
    Membro do Comitê de Auditoria
    Coordenador(a)
    Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, onde foi Programador, Analista de Sistemas e Professor do Departamento de Informática. Tem MBA em Finanças e Mestrado em Economia e Finanças, ambos pela FGV-SP. Foi funcionário de carreira do Banco do Estado de Sergipe - BANESE de 1982 a 2013, tendo gerenciado a área de Tecnologia da Informação por mais de 15 anos e exerceu os cargos de Diretor de Crédito e Presidente do Banco por duas vezes. No BANESE foi responsável pela implantação dos Sistemas de Automação Bancária e pela criação e implementação do Cartão de Crédito BANESECARD e da Rede de Correspondentes Bancários. Foi Secretário de Administração da Prefeitura de Aracaju-SE e Presidente da Empresa de Serviços Urbanos de Aracaju-SE. Foi também Secretário de Estado da Fazenda do Estado de Sergipe e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe. Atuou com membro de inúmeros Conselhos Institucionais do Governo do Estado de Sergipe e de Conselhos de Administração de Empresas Públicas e Estatais do Estado de Sergipe. Trabalhou na empresa CAPGEMINI BRASIL, na unidade de Financial Services, como Consultor Especializado em Finanças, atuando em projetos estratégicos de negócios junto à CAIXA e Grupo BRADESCO (Banco e Seguradora). Atuou como Professor de pós-graduação na UNIVERSIDADE ESTÁCIO, em cursos de economia e finanças. Exerce o cargo de Superintendente da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social do Estado de Sergipe. É certificado pela SUSEP como Corretor de Seguros de todos os ramos. Possui competências em negócios e TI para a Indústria Financeira, com ênfase em Bancos de Varejo, Seguradoras e Empresas de Cartões e de Meios de Pagamentos, envolvendo tecnologias disruptivas e em projetos de Banco Digital, Open Banking e Open Insurance.
  • João Décio Ames
    Membro do Comitê de Auditoria
    Membro efetivo do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. de 1986 a 2018, tendo exercido as funções de Gerente de Auditoria, Gerente-Adjunto de Auditoria no Exterior em Londres, Chefe de Auditoria no Banco do Brasil AG, em Viena (Austria) e Gerente-Executivo da Auditoria Interna. Foi Coordenador do Comitê de Auditoria na Brasilcap Capitalização S.A., Coordenador do Comitê de Auditoria na BB Mapfre SH1 Participações S.A. (Atual Brasilseg) e na Mapfre BB SH2 Participações S.A. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e em Ciências Contábeis pela Fema/PUC-RS, pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em Auditoria pela Fipecafi/Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como Conselheiro Fiscal.
  • Marcelo Andrade Bezerra Barros
    Membro do Comitê de Auditoria
    Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia e Contabilidade, com ênfase em Economia Regional e Finanças Públicas. Foi Secretário de Finanças da Prefeitura de Recife, Superintendente Técnico da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ/PE), Secretário de Finanças da Prefeitura de Ipojuca/PE, Diretor-Presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S.A (PERPART), Secretário Estadual da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ/PE) e Secretário Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE). Foi Diretor-presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e membro efetivo nos Conselhos de Administração do Complexo Industrial Portuário de SUAPE, Pernambuco Participações e Investimentos S.A (PERPART) e Companhia Pernambucana de Gás (COPERGÁS). Foi presidente e membro efetivo do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). Atualmente, é presidente e membro efetivo do Conselho de Administração da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e professor efetivo da Universidade de Pernambuco (UPE) do Departamento de Administração (FCAP).
  • Luiz Alberto da Silva Júnior
    Membro do Conselho de Administração
    Membro Independente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), representante dos Acionistas Minoritários, eleito em 31 de março de 2023. Foi Membro Titular do Conselho Fiscal do BNB, como representante dos Acionistas Minoritários, de março de 2021 a março de 2023. Foi funcionário do BNB, tendo exercido diversas funções, dentre elas Superintendente Estadual no Piauí, Gerente de Ambiente de Negócios Empresariais e Governo, Gerente da Universidade Corporativa, Gerente das agências de São Paulo, Fortaleza-Distrito Industrial e Maceió. Ainda no BNB, participou como coordenador dos projetos: Projeto Estratégico de redesenho Organizacional da Área Administrativa; Projeto Estratégico Universidade Corporativa; Projeto de Reestruturação Organizacional. Mestre e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza – Unifor (2008 e 1995). MBA – Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração-FIA/Universidade de São Paulo-USP (2008). MBA-Executive em Gestão Empresarial e Marketing - CV&C/CDL Fortaleza-CE (2002). Marketing and Management, in the College of Business and Public Affairs of University of Tennessee at Martin - EUA (2001).

Reuniões do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração