Banco do Nordeste apresenta oportunidades de investimento na região durante seminário em São Paulo
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, apresentou as diversas oportunidades de investimentos na região nordestina durante o seminário “O Nordeste é um Brasil”, promovido nesta quinta-feira, 9, em São Paulo, pelo Brazil Journal. Na visão do executivo, os setores de agronegócio, energia, saneamento, logística e turismo estão entre os mais atrativos para quem deseja investir na região. Segundo Câmara, 56% do financiamento de longo prazo da região é realizado pelo BNB.
O evento, que teve também como debatedores o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevedo, o secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e o economista Mansueto Almeida, reuniu um público de mais de 200 pessoas, entre empresários, investidores e autoridades, para conhecer potencialidades e discutir desafios e perspectivas para o Nordeste.
No discurso de abertura, Paulo Câmara destacou a relevância do BNB na promoção do desenvolvimento da região. Além disso, o executivo ressaltou o crescimento do agronegócio nordestino, com ênfase na produção de grãos na região do Cerrado, que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Bahia.
"O BNB tem se destacado no apoio ao crescimento econômico do Nordeste do Brasil. Estamos comprometidos em impulsionar e fomentar oportunidades de investimento que beneficiarão não apenas a economia local, mas o país como um todo. Para tanto, contamos com linhas de crédito do FNE que oferecem condições excepcionais, como prazos de até 34 anos e juros reduzidos, para quem deseja investir e aproveitar as potencialidades da região”, afirmou Câmara.
Um dos principais enfoques da apresentação foi o setor de energias renováveis, do qual o BNB é o maior financiador em sua área de abrangência, com mais de R$ 32 bilhões investidos nos últimos cinco anos. Câmara ressaltou o protagonismo do Nordeste na geração de energia solar, eólica e o potencial para produção de hidrogênio verde.
Outro ponto salientado foi a infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário, onde o Nordeste ocupa a quarta posição entre as regiões do país, abrindo portas para investimentos e parcerias, sendo o BNB uma opção para financiar esses empreendimentos.
No setor de logística, a integração das ferrovias Nova Transnordestina com a Norte Sul está entre os projetos essenciais. O Nordeste possui ainda uma série de portos estratégicos, como os de Suape (PE), Pecém (CE), Itaqui e Salvador (BA), facilitando a exportação de produtos.
Paulo Câmara também destacou o crescimento do turismo no Nordeste, com o BNB aplicando mais de R$ 1 bilhão nos últimos dois anos nesse setor. A infraestrutura de aeroportos na região garante uma logística eficiente para os melhores destinos turísticos.
“O Nordeste é uma força econômica em ascensão que merece a atenção dos investidores interessados em contribuir para seu crescimento sustentável. A região nunca foi um problema, mas parte da solução para o nosso país. Estamos à disposição para ajudar o Nordeste e o Brasil voltarem a crescer”, finalizou Câmara.
Sobre o BNB e o FNE
O Banco do Nordeste é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina. Com 292 agências, está presente em mais de dois mil municípios de sua área de atuação, que abrange os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O BNB tem como principal fonte de recursos o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). As políticas de aplicação do FNE são definidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).