Banco do Nordeste inaugura agência em Inhapim nesta terça-feira

O Banco do Nordeste inaugura, na próxima semana, agência em Inhapim, no Vale do Rio Doce. A solenidade será realizada no dia 8, terça-feira, às 9h. A unidade é a quarta da instituição do Leste de Minas Gerais, área que mais recentemente passou a integrar a área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O presidente do BNB, Paulo Câmara, vai participar da cerimônia, ao lado da diretora de Administração, Ana Teresa Carvalho, do diretor de Negócios, Luiz Abel Amorim, do superintendente estadual Wesley Maciel, de autoridades locais, parceiros institucionais e clientes. A agência está localizada na Rua Padre Vigilato, número 59, no Centro, onde também funcionarão os atendimentos dos programas de microcrédito Crediamigo e Agroamigo.
A unidade será gerenciada por Carlos Nunes Coelho Júnior. “Vamos contribuir para o fortalecimento das atividades já presentes na região, inclusive para a criação dos elos faltantes nos principais arranjos produtivos, bem como para a atração de investimentos”, afirma o gestor. Carlos prevê a aplicação de R$ 20 milhões pela agência ainda em 2025.
O gerente ressalta a posição geográfica do município dentro da área mineira da Sudene. “Inhapim tem localização estratégica, situado no leito da BR-116; a 90 quilômetros de Governador Valadares, a 70 quilômetros de Ipatinga e a 30 quilômetros de Caratinga, regiões que totalizam aproximadamente 900 mil habitantes. A nova agência também passa a ser a mais próxima do Rio de Janeiro entre as unidades do Banco do Nordeste, a aproximadamente 500 quilômetros de distância”, pontua Carlos.
O superintendente Wesley Maciel lembra que Inhapim já é atendido pela instituição, com destaque na agricultura familiar. “A produção cafeeira é muito forte na região e já vem contando com recursos do BNB, especialmente por meio do programa Agroamigo. Nossa expectativa agora é levarmos as mesmas oportunidades a quem empreende em qualquer segmento, no campo e na cidade”, adianta o executivo.
Além de Inhapim, a unidade também vai ser a responsável pelo relacionamento com a classe produtiva dos seguintes municípios: Alvarenga, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Imbé de Minas, Itanhomi, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastiao do Anta, Sobrália, Tarumirim e Ubaporanga.
Com Inhapim, o Banco do Nordeste chega a 23 agências em Minas Gerais. Ainda em abril, a instituição abrirá as portas de uma unidade em Guanhães e vai encerrar o ciclo de expansão para o Leste do estado. O BNB atua em 249 municípios mineiros, localizados nos Vales do Rio Doce, do Mucuri e do Jequitinhonha, no Norte e no Noroeste.
Comitiva presidencial em Montes Claros
Em visita a Minas Gerias, o presidente do Banco do Nordeste cumpre agenda em Montes Claros, no Norte do estado, na segunda-feira, dia 7. Paulo Câmara vai integrar a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no evento de anúncio da ampliação de investimentos da Novo Nordisk. O presidente do BNB visita ainda as obras da Eurofarma, a maior obra privada em execução no país, apoiada com recursos da instituição financeira.