Banco do Nordeste inaugura novo Escritório do Agroamigo em São João do Piauí
O Banco do Nordeste inaugurou oficialmente, neste sábado (30), em São João do Piauí, o segundo Escritório do Agroamigo, programa de microfinanças rurais da instituição no estado. A nova estrutura ampliará o alcance do programa, que atende agora 99 municípios do Sul do Piauí, com a possibilidade de concessão de até R$ 35 mil em crédito por unidade familiar. Além de São João do Piauí, o respectivo Escritório Agroamigo também conta com unidades em Bom Jesus, Corrente, Oeiras, Floriano, Paulistana, São Raimundo Nonato e Uruçuí.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro Wellington Dias, gestores do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Luiz Abel Amorim, o secretário Fábio Abreu e representantes do Governo do Estado, além de parlamentares e clientes do programa.
Durante o evento, também foi lançado o programa Acredita no Primeiro Passo, do governo federal. O programa visa promover a autonomia socioeconômica por meio de crédito diferenciado oferecido pelo Crediamigo, voltado ao microcrédito urbano para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. O Acredita busca incentivar o empreendedorismo e a geração de emprego na região.
A agenda do dia ainda incluiu uma visita ao Complexo Solar Celeo Redes, onde foi inaugurada a sede administrativa e apresentados os investimentos do grupo Celeo Redes Brasil em São João do Piauí. Com financiamento do Banco do Nordeste, o projeto fotovoltaico, que inclui seis usinas com capacidade instalada de 224 MWp, se destaca como um importante marco para a região, que também será beneficiada por um Protocolo de Intenções com o MDS para a capacitação profissional local.
O diretor Luiz Abel ressaltou a importância das ações realizadas: “Hoje, celebramos três iniciativas fundamentais para o desenvolvimento de São João do Piauí e da região. A inauguração de mais um Escritório do Agroamigo, o lançamento do Acredita, que traz mais suporte aos microempreendedores urbanos, e o Complexo Solar Celeo, que, além de gerar energia limpa, também contribui com capacitação e emprego para a comunidade local.”
Mikely Assis, empreendedora do setor de beleza e cliente do Crediamigo, foi uma das beneficiadas pelo programa Acredita. Ela compartilhou sua experiência de crescimento com o apoio do microcrédito: “O Crediamigo tem sido essencial para que eu pudesse realizar meu sonho de ter um salão de beleza com mais conforto e qualidade. Com o apoio do Acredita, consegui reformar o salão e investir em móveis planejados. Sou muito grata por essa oportunidade”, contou.
O ministro Wellington Dias também destacou as vantagens do Acredita, como o uso do Fundo Garantidor, que elimina a necessidade de avalista ou garantia para os microempreendedores do CadÚnico. “O Acredita é uma ponte entre o social e o econômico, oferecendo às pessoas a oportunidade de empreender e gerar emprego, transformando suas realidades”, concluiu.