Voltar Banco do Nordeste renova parceria com a Fiern para capacitação técnica e crédito à indústria

Banco do Nordeste renova parceria com a Fiern para capacitação técnica e crédito à indústria
Institucional Natal (RN), 02/09/2024

Banco do Nordeste e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) assinaram, nesta sexta-feira, 30, Acordo de Cooperação Técnica que estende a atuação conjunta dos parceiros em prol do desenvolvimento da atividade industrial no estado potiguar. A solenidade foi realizada às 16h30, no Solar Bela Vista, na Av. Câmara Cascudo, Cidade Alta. 

Pelo acordo, as duas partes se comprometem a estabelecer ações conjuntas, visando o fortalecimento da capacidade empresarial e da competitividade das indústrias, por meio de instrumentos de capacitação técnica e gerencial e ações direcionadas à facilitação e ampliação do acesso ao crédito, a serviços financeiros e promoção mercadológica.

O intercâmbio de informações entre BNB e Fiern deve ser intensificado com a divulgação permanente e atualizada das políticas, formas de atuação e portfólio de produtos e serviços dos parceiros, além de outras atividades correlatas. As ações objetivam apoiar as indústrias na realização de financiamentos para investimentos ou empréstimos de capital de giro junto ao Banco do Nordeste.

As operações de crédito realizadas com o amparo do acordo preveem a alocação das fontes de recursos administradas pelo BNB, principalmente o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), observadas todas as regras específicas definidas pelos seus normativos internos. Serão realizadas reuniões de nivelamento entre as equipes de trabalho das duas instituições sempre que houver necessidade de atualizações normativas. 

O acordo foi formalizado durante a 6ª Assembleia Ordinária da Fiern e teve sua importância destacada pelo presidente Roberto Serquiz. Ele aproveitou para pedir reforço no apoio às pequenas indústrias. “Queremos que o Banco do Nordeste tenha um olhar para nossa indústria de transformação, que é exatamente a indústria de confecção, de móveis, de alimentos, do leite; todas essas cadeias que têm a transformação da matéria prima num produto. É importante que, nesse momento de cooperação, a gente possa fazer esse registro e deixar esse dever de casa para que o Banco do Nordeste possa fazer suas reflexões”, ponderou. 

O superintendente Jeová Lins de Sá frisou que as micro e pequenas empresas (MPEs) estão entre os portes prioritários do Banco do Nordeste e que a Superintendência do RN vem atingindo as metas estabelecidas, mês a mês, com a atividade. “É fundamental firmar acordos de cooperação com as entidades representativas de classe, no sentido de atender suas necessidades. O BNB estreita a parceria com a Fiern para alavancar a indústria via financiamentos da modernização, ampliação, implantação e atendimento das necessidades de giro das empresas, ofertando recursos adequados a suas reais necessidades, dentro do nosso portfólio de produtos e serviços”, afirmou.

Uma das cláusulas do termo prevê responsabilidade social e ética durante a vigência do acordo, com os dois lados se comprometendo a cumprir o disposto na legislação aplicável ao combate ao trabalho infantil, trabalho escravo, trabalho adolescente (salvo na condição de aprendiz), discriminação de raça ou gênero, assédio moral ou sexual, práticas de corrupção e crimes contra o meio ambiente. 

O acordo contempla os 167 municípios potiguares e tem vigência de três anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

TAGS
crédito sustentabilidade indústria institucional emprego segurança esg