Voltar BNB e Governo do RN firmam parceria para criação de Centro Cultural em Mossoró

BNB e Governo do RN firmam parceria para criação de Centro Cultural em Mossoró
Cultura Mossoró (RN), 27/09/2024

Evento reuniu lideranças estaduais, municipais e classe artística da Região Oeste do estado

O Banco do Nordeste e o Governo do Rio Grande do Norte firmaram nesta sexta-feira (27) Termo de Cessão de Uso do Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, visando à instalação de um centro cultural no município. O documento, assinado pela governadora Fátima Bezerra e pelo diretor de Planejamento do Banco, Aldemir Freire, oficializa a cessão do espaço por um período de 20 anos.

Com o termo, o Banco do Nordeste assume a gestão do teatro e dará início às obras no espaço, que será transformado no primeiro Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) do estado. Somente na adequação e modernização do prédio, o BNB investirá R$ 3,5 milhões.

“Hoje Mossoró e o Governo do Estado estão dando um presente ao Banco do Nordeste, que é esse equipamento cultural histórico da cidade. Nós estamos felizes em iniciar a programação de cultura aqui, pois também enxergamos a cultura como uma grande possibilidade de gerar renda, inclusão social e produtiva das comunidades locais”, destacou o diretor Aldemir Freire.

O Banco do Nordeste já tem três estruturas de CCBNBs, em Fortaleza e Juazeiro do Norte (Cariri), no Ceará, e em Sousa, na Paraíba. O de Mossoró será o primeiro a ser inaugurado depois de 17 anos. Os espaços que promovem a cultura e a diversidade das artes, em seus mais variados estilos e conceitos, têm programação gratuita e um calendário regular de eventos, planejado para movimentar o ambiente artístico durante todo o ano. Além disso, abrem espaço para o diálogo sobre cultura com artistas locais, a comunidade e o público em geral.

A governadora Fátima Bezerra enfatizou que a chegada do CCBNB Mossoró é motivo de celebração, pois é a concretização de um sonho da sociedade potiguar. “Em nome do povo de Mossoró, agradeço ao BNB por esse incentivo à cultura potiguar, que traz uma vasta programação gratuita à população. A partir de hoje entramos, oficialmente, no seleto circuito que o Banco do Nordeste promove pelo país, agora com uma participação mais efetiva da classe artística local em suas diferentes áreas. Valeu a luta, valeu o sonho. Sigamos!”, declarou a governadora.

A cerimônia contou ainda com a presença do superintendente estadual do BNB no RN, Jeová Lins de Sá, bem como da superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste, Evineide Dias, que frisou a importância do equipamento para a valorização da produção artística local. Segundo ela, o espaço será dedicado a diversas manifestações culturais, com programação voltada para todas as idades. “Enquanto preparamos o Teatro Lauro Monte Filho para sua nova fase, o Programa Banco do Nordeste Cultural continuará atuando em Mossoró e em outras cidades potiguares, levando espetáculos gratuitos a espaços públicos. Nosso objetivo é garantir que a arte e a cultura estejam ao alcance de todos”, completou a gestora.

O Teatro Lauro Monte Filho tem capacidade para 500 pessoas e será revitalizado para se adequar às necessidades modernas de um centro cultural. As obras devem começar em breve, com previsão de entrega do novo equipamento no primeiro semestre de 2025.

"Este acordo nos permitirá levar a cultura e grandes eventos a Mossoró, que já é reconhecida como um polo cultural e acadêmico, atraindo pessoas de toda a região. O Banco do Nordeste se orgulha de integrar sua rica programação cultural à cidade, enriquecendo ainda mais a cultura do Rio Grande do Norte", destacou o superintendente Jeová Lins.

A assinatura do termo também marca a continuidade de uma parceria estratégica com o Governo do Estado, que se estende à atuação conjunta em outras áreas culturais. A UERN, mantenedora do teatro até então, também estará envolvida em futuros projetos no espaço, ao lado de entidades como a Fundação José Augusto e a Secretaria de Cultura do Estado.

Parceria para produção de algodão

Além da cessão do teatro, o evento também foi palco para a formalização de outra parceria entre o BNB e o Governo do RN. Com investimentos de R$ 2,2 milhões, os dois órgãos firmaram um acordo para a modernização da produção de algodão agroecológico no estado, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a sustentabilidade no campo.

TAGS
música educação arte governo do rio grande do norte algodão imprensa banco do nordeste cultural nordeste expandido ccbnb mossoró