Voltar BNB promove Ecossistema Musical com três dias de apresentações de artistas locais em Recife

BNB promove Ecossistema Musical com três dias de apresentações de artistas locais em Recife
A programação tem curadoria da Theia Produtores Associados, responsável pelo Programa Cena Nova
Cultura Recife (PE), 08/11/2023

Os shows gratuitos serão realizados no Estelita Bar. Serão nove atrações musicais

O Banco do Nordeste (BNB) realiza, de quinta a sábado, o Ecossistema Musical – Cena Nova Pernambucana, no Centro Cultural Estelita. Nove atrações com artistas do estado irão se apresentar, a partir das 21h, como parte da programação do Seminário Nordeste Expandido: Estratégias de (re)existir, que ocorre na cidade e é promovido pelo Banco do Nordeste Cultural.

As apresentações começam nesta quinta, 9, às 21h, com o DJ PatrickTor4. João Paulo Rosa e o Eito se apresentam às 21h30. Abulidu fecha o dia, com show começando às 23h.

Na sexta, 10, é a vez do DJ Pepe Jordão começar os shows, às 21h. A banda Fim de Feira, às 21h30, e a cantora Larissa Lisboa, às 23h35, completam as apresentações da noite.

O DJ Renato Lins abre os trabalhos do sábado, às 21h, para, em seguida, se apresentarem Isabela Moraes, às 21h30, e Jéssica Caitano, às 23h.

A programação tem curadoria da Theia Produtores Associados, responsável pelo Programa Cena Nova, e foi elaborada para fortalecer a cadeia produtiva da música, difundindo a produção dos artistas locais.

O Seminário Nordeste Expandido inclui, ainda, performances e rodas de conversa com artistas e pesquisadores das artes visuais de onze estados. Além da abertura de uma exposição com 216 obras de 107 artistas A programação realizada pelo Banco do Nordeste Cultural é totalmente gratuita.

“O mais interessante nesse processo é a integração de programas que vem sendo desenvolvidos pelo Banco do Nordeste Cultural nos estados da área de atuação, como é o caso da música e das artes visuais. Difundir a riqueza artística que produzimos fortalece os agentes produtivos que necessitam de espaço e de políticas estruturadas para dar continuidade ao seu ofício”, reforça Murilo Albuquerque, gerente de Gestão da Cultura do BNB.

A programação completa pode ser acompanhada no perfil @bancodonordestecultural.

Ecossistema Musical

O Programa Ecossistema Musical foi lançado pelo BNB para desenvolver ações estratégicas para o estímulo e a difusão da produção musical, possibilitando articulação e conexão entre as cenas artísticas, bem como o estímulo à criação de redes.

Após mapeamento feito por 27 pesquisadores na área de atuação do Banco, foi criada uma coletânea com mais de 100 horas de música em cada plataforma com artistas divididos em playlists de cada um dos onze estados. O material está disponível em diversas plataformas e em uma página com acesso nesse link.

O que é Banco do Nordeste Cultural

A estratégia de fortalecimento das cadeias produtivos da cultura nas áreas de atuação do BNB, chamada Banco do Nordeste Cultural, busca reforçar a imagem da instituição e está sendo desenvolvida em toda área de atuação do Banco. Para isso, as ações são realizadas de forma integrada, envolvendo os Centros Culturais presentes nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa, os acervos artísticos, histórico e bibliográfico, além de projetos estruturados, como é o caso do Ecossistema Musical, do Galerias Urbanas e do Ecossistema das Artes Visuais.

Além disso, a instituição promove ocupação de equipamentos culturais e o patrocínio para ampliação das atividades nos estados que não possuem os seus equipamentos.

Serviço

Ecossistema Musical – Cena Nova Pernambucana
Local: Estelita Bar (Av. Saturnino de Brito, 385 - Cabanga, Recife)

Dia 09/11/2023, quinta-feira
21h - DJ PatrickTor4 
21h30 - João Paulo Rosa e o Eito 
23h - Abulidu

Dia 10/11/2023, sexta-feira
21h - DJ Pepe Jordão
21h30 - Fim de Feira
23h35 - Larissa Lisboa

Dia 11/11/2023, sábado
21h - DJ Renato Lins 
21h30 - Isabela Moraes  
23h - Jéssica Caitano

TAGS
cultura recife banco do nordeste cultural ecossistema musical centro cultural estelita