“Pode-se dizer que a produção cultural, em todas as suas formas e meios, constitui uma das principais economias do Brasil, que deve ser percebida enquanto tal e aproveitada. O samba do Rio de Janeiro, o Carnaval de Salvador e Recife, a festa de Parintins, na Amazônia, assim como o cinema, o teatro e companhia, constituem economias, cadeias produtivas, de alto valor agregado, elevado dinamismo e grande impacto sobre renda e emprego." 
Gilberto Gil  

Na ecologia, ecossistema significa o sistema que inclui o conjunto das relações dos seres vivos entre si e/ou destes com o ambiente. Tomando emprestado esse olhar, o ecossistema musical representa a relação entre todos os agentes culturais do setor musical, sejam eles públicos ou privados, e seu público. 

Pensando nisso, o Banco do Nordeste Cultural lança o Programa Ecossistema Musical, voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva da música, visando desenvolver ações estratégicas para o desenvolvimento e difusão da produção musical, possibilitando a articulação e conexão entre as cenas musicais, bem como o estímulo à criação de redes. 

Na ação em questão, buscou-se fortalecer o elo da difusão da produção dos 11 estados pertencentes a área de atuação do Banco do Nordeste, aqui nomeado Nordeste Expandido, formada pelos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e o Espírito Santo. Foram 27 pesquisadores experientes que trabalharam para apresentar uma leitura desse ecossistema, entregando uma parte do acúmulo de experimentações musicais de suas vidas.  

Do xote ao metal, passando pelo samba, reggae, jazz, rap, axé, hip hop, piseiro, funk, e tantos outros estilos, essa coletânea com mais de 100 horas de música em cada plataforma demonstra como a música do nordeste expandido é rica e diversa, para além do “regional”, tantas vezes aplicado para resumir nossa obra. 

Vale conferir e aproveitar as playlists de cada estado, seguir os artistas, explorar outras músicas e se aventurar no caminho das descobertas musicais, mergulhando na sonoridade produzida por nossa gente e que merece ser conhecida, apreciada e divulgada. 

Thais Andrade

Curadora do projeto
Paulista residente no Ceará há 22 anos, com 24 anos de experiência em produção cultural, elaboração de projetos, leis de incentivo, produção executiva, atuando em todas linguagens principalmente na música, cultura popular e formação de agentes culturais de periferia.É Diretora do Caldeirão das Artes Prod Artísticas, atual Presidenta do Instituto Mutirão. Brincante e capoeirista, é produtora Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira, além de contribuir também na produção e elaboração de projetos para diversos grupos e artistas, entre eles: Ukilombo Capoeira, Akilombar, Nego Gallo, Coco da Dona Geralda, Luana Florentino, Deixe com Elas, Dj Vládia Soares e Dj Coka Vibration.