Voltar BNB realiza seleção de gestor para Fiagro

BNB realiza seleção de gestor para Fiagro
Institucional Fortaleza (CE), 10/03/2023

O Banco do Nordeste (BNB) iniciou, quarta-feira, 8, por meio de sua Superintendência de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, processo de seleção de uma instituição para gerir um Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), produto financeiro regulamentado pela CVM em julho de 2021 com o objetivo de financiar e impulsionar o agronegócio no Brasil.

O Fiagro funciona de forma similar aos fundos de investimento imobiliário, com a diferença de ser voltado para o agrobusiness: o investidor aporta recursos no Fiagro, que são investidos pelo gestor em ativos do agronegócio, financiando as empresas do setor e gerando dividendos que são distribuídos periodicamente aos cotistas.

O fundo a ser estruturado pelo Banco do Nordeste terá um patrimônio líquido mínimo de R$ 500 milhões. Por meio da iniciativa, o BNB alavanca o volume de recursos financeiros à disposição do setor agroindustrial em sua região de atuação. O fundo de investimento deverá financiar majoritariamente empresas de médio e grande porte, de forma que os recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) sejam utilizados prioritariamente pelos empreendedores de menor porte, respeitando as diretrizes do FNE.

O diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste, Luiz Abel Amorim de Andrade, explica que o banco será um dos cotistas do fundo, mas sua participação é limitada a, no máximo, 20% do total do patrimônio. Os outros 80%, ou mais, serão aportados por outros investidores que serão prospectados no mercado, multiplicando em pelo menos cinco vezes o volume de recursos alocados pelo Banco e disponibilizados para o agronegócio da região.

Sobre o BNB

O Banco do Nordeste é o maior agente de desenvolvimento regional da América Latina e registrou, no último ano, financiamentos da ordem de R$ 49 bilhões. Sua área de atuação abrange 2.074 municípios e possui 4,3 milhões de clientes que utilizam suas 292 agências. Sua atuação compreende os estados nordestinos e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo beneficiando uma área de impacto de mais de 56 milhões de pessoas. Possui em sua carteira de serviços o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina e é o operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

TAGS
fne agronegócio fiagro