Do campo à cidade: iniciativas empreendedoras de sucesso são premiadas pelo Banco do Nordeste no Maranhão
Do campo à cidade: iniciativas empreendedoras de sucesso são premiadas pelo Banco do Nordeste no Maranhão
O Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e da Agricultura Familiar reconhece histórias de transformação e sucesso a partir da aplicação de crédito disponibilizado pela instituição financeira
Na cidade ou no campo, microempreendedores do Maranhão têm registrado histórias de transformação a partir da aplicação do crédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste. Alguns desses destacados casos de sucesso foram reconhecidos e premiados pela instituição financeira, por meio do Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e da Agricultura Familiar, nesta terça-feira, 28, em São Luís. Ao todo, nove clientes maranhenses receberam as homenagens.
O XVI Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças destaca a atuação de empreendimentos apoiados pelos programas de microcrédito orientado Agroamigo, na área rural, e Crediamigo, na área urbana, em três categorias - “Empreendedorismo sustentável”, “Inovação e tecnologia” e “Produção e comercialização”. Já o VIII Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar evidencia os resultados de sucesso de clientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) também em três categorias: “Sustentabilidade”, “Empreendedorismo na Agricultura Familiar” e “Inovação e tecnologia”.
Os clientes vencedores foram eleitos por Comissão Julgadora externa, formada por representantes de entidades dos segmentos produtivos, que avaliaram critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento. Participaram da Comissão Julgadora representantes do Sebrae/MA, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras Familiares do Estado (Fetaema), das secretarias de estado da Agricultura Familiar e do Trabalho e da Economia Solidária e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP).
“Esse é um momento de celebrarmos histórias de vida e também de desenvolvimento. Premiamos produtores rurais e empreendedores urbanos que são o nosso público prioritário de atuação e, também, exemplos dentre milhares de clientes apoiados pelo Banco do Nordeste e que, trabalhando de forma correta, ética e com propósito têm se destacado em seus negócios. E este Prêmio revela a força e a importância desse pequenos empreendedores que escrevem grandes histórias”, destaca o superintendente estadual do BNB do Maranhão, Isaque Nascimento.
Resultados
Até este mês de novembro, o Banco do Nordeste já financiou R$ 1,62 bilhão em cerca de 345 mil operações de crédito por meio dos programas de microcrédito rural, Agroamigo, e urbano, Crediamigo. Clientes desses programas foram agraciados com o XVI Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças, como é o caso da empreendedora Josy Barros, de São José de Ribamar. Inicialmente atuando como sacoleira na venda de confecções, Josy buscou o Crediamigo para desenvolver seu comércio de roupas e alcançou a concretização de um sonho: uma loja física de moda executiva e casual.
“O Crediamigo do Banco do Nordeste é fundamental para quem quer empreender, porque é um crédito na medida certa da nossa necessidade e com ótimas condições. Estou muito feliz de poder contar com o Banco e ainda receber essa premiação, porque é resultado de muito trabalho e coragem que resultaram no sucesso do meu empreendimento, a loja Ponto B Moda”, celebrou Josy.
Na agricultura familiar, como principal operacionalizador do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o BNB soma R$ 102 milhões aplicados no Maranhão, em 2023, em 1,6 mil operações de créditos. Para reconhecer o trabalho destes clientes, foi entregue o VIII Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar. Dentre os homenageados, o cliente Lázaro Gomes, produtor rural que atua com as atividades de agricultura, bovinocultura e suinocultura na cidade de Porto Franco, inclusive com utilização de energia solar para otimização de custos e melhoria da rentabilidade.
O secretário de estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, reconheceu a iniciativa do Banco do Nordeste com as premiações, especialmente para o estado do Maranhão. “É fundamental que a Agricultura Familiar deixe de ser vista como uma atividade de subsistência e seja vista como uma atividade de vida, por sua relevância para todos nós. É muito importante ver uma instituição da envergadura do Banco do Nordeste dando a visibilidade que a Agricultura Familiar merece. Isto fortalece essa atividade tão essencial para a economia do Maranhão e que cumpre sua missão estratégica para o desenvolvimento do país”, destacou.
Também participaram da solenidade de premiação, o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Liviomar Macatrão, o presidente da Agerp, Sandro Montenegro, o superintendente Regional da Conab/Maranhão, Francisco José Cysne, o superintendente da Fecomércio/MA, Max de Medeiros, a secretária-adjunta de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Nadir Soares, a diretora da Fetaema, Lígia Pereira Alves, além de representantes do Sebrae/MA, da Fetraf/MA, da FCDL-MA, e outras instituições representativas do setor produtivo maranhense.