Empreendedoras capixabas da cidade e do campo recebem reconhecimento do BNB no Dia Internacional da Mulher
Empreendedoras capixabas da cidade e do campo recebem reconhecimento do BNB no Dia Internacional da Mulher
Zenaide Alves dos Santos trabalha com confecções em São Mateus. A empreendedora é cliente do programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste, o Crediamigo, e é uma das nove vencedoras do Prêmio BNB de Empreendedorismo Feminino no Espírito Santo, entregue no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a clientes que conduzem pequenos negócios com características de inovação, de uso de tecnologia, práticas socioambientais e que estimulam o engajamento de mulheres. A cerimônia capixaba foi realizada na agência da instituição em Linhares.
Com o apoio do Crediamigo, Zenaide investiu em equipamentos e evoluiu de um trabalho manual de corte e costura para um sistema de software, que agilizou e otimizou seu ofício. A empreendedora é referência em sua área e cursos on-line para os seguidores de suas redes sociais.
“A premiação foi muito honrosa. Estou muito feliz por ter sido uma das duas escolhidas no setor urbano. Fui aplaudida e elogiada por todas as pessoas, tanto as outras empreendedoras quanto a equipe do Banco do Nordeste. Não tenho nem palavras para descrever. O meu certificado e o meu troféu são a coisa mais linda do mundo”, agradece Zenaide.
O gerente da agência Linhares, Constantino Martins, e a equipe da unidade receberam as vencedoras. “Os depoimentos das ganhadoras, com sinceros agradecimentos ao apoio do BNB, nos fazem ter certeza de que estamos no caminho certo. Tratamos com o sonho das pessoas e estamos aqui para ajudar que eles sejam realizados”, afirma o gestor.
A auxiliar de negócios Thayse Vaccari discursou em nome no Banco do Nordeste e destacou que a instituição respeita e valoriza o trabalho das colaboradoras e garante igualdade entre os gêneros. “O Prêmio de Empreendedorismo Feminino visa exaltar a força da mulher. Quer seja do campo ou empreendedora urbana, do pequeno ao grande negócio, você, mulher, faz toda a diferença e a sua dedicação ao trabalho é e será exemplo para as próximas gerações. Esperamos expandir mais e mais nossos espaços e garantirmos ainda mais direitos igualitários”, declarou.
Prêmio de Empreendedorismo Feminino
A premiação foi concedida mediante avaliação de critérios de melhoria de produtividade; aumento da capacidade de produção e nível de acesso a políticas de comercialização; aspectos ambientais; incremento de receitas do empreendimento; avaliação do nível de gerenciamento do empreendimento; inovação e empreendedorismo.
Foram reconhecidas Zenaide e mais uma cliente do Crediamigo, uma microempresária, três microempreendedoras atendidas pelo programa de microcrédito rural Agroamigo e três clientes do segmento de Agricultura Familiar.
A comissão examinadora do Prêmio foi formada exclusivamente por mulheres representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama e Prefeitura de Linhares.
Confira as premiadas
Crediamigo:
Tatiane Rodrigues, cliente de Nova Venécia
Zenaide Alves dos Santos, cliente de São Mateus
Microempresa:
Studio Unere de Arte e Dança, de Rosângela Passos Nunes Ferreira, cliente de Linhares
Agroamigo:
Maria Adriana Bruno, cliente de Colatina
Rosângela Gazoli Francisco da Silva, cliente de Nova Venécia
Jane Helen Nunes Sarter Buss, cliente de Colatina
Agricultura Familiar:
Izabel Conti Matedi, cliente de Linhares
Ivanilda Maroto da Silva, cliente Linhares
Fabiana Justino Silva, cliente de Nova Venécia