Voltar Presidente do BNB ressalta oportunidades na Região Nordeste, na 25ª Conferência Anual do Santander

Presidente do BNB ressalta oportunidades na Região Nordeste, na 25ª Conferência Anual do Santander
Institucional São Paulo (SP), 28/08/2024

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, destacou os desafios e as oportunidades da região no painel "Bancos Públicos do Brasil", realizado nesta terça-feira, durante a 25ª Conferência Anual do Santander, em São Paulo. O evento contou com a participação de executivos das 200 maiores empresas do país e mais de 600 investidores nacionais e estrangeiros.

Paulo Câmara enfatizou a importância do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que possibilita ao banco ofertar melhores condições de crédito aos empreendedores da região, mas assegurou que o BNB tem ampliado suas fontes de recursos realizando parcerias com outras instituições financeiras.

"É importante discutir sobre as potencialidades do Nordeste, mas também sobre a possibilidade de parcerias com investidores e parceiros dos bancos privados. Isso é fundamental para que a gente possa contribuir com os avanços que o Brasil precisa", declarou Câmara.

Com esse propósito, o Banco do Nordeste tem firmado acordos de cooperação com instituições internacionais, como o BID, BEI, AFD e CAF, além das negociações com o Banco Mundial, KFW e NDB, visando impulsionar o setor produtivo na área de atuação do banco.

Microcrédito e inclusão
O microcrédito foi apontado por Câmara como uma peça-chave na estratégia de inclusão bancária do BNB, voltada para os empreendedores mais vulneráveis.

"O Banco do Nordeste tem a maior experiência em microfinanças da  América Latina, realizando mais de 16 mil operações  por dia com o Agroamigo e o Crediamigo. Esses dois programas, que atendem a mais de 3 milhões de clientes, nos mostram que não basta apenas financiar. O crédito tem que vir com a orientação que é feita por nossos agentes de microcrédito. Esse fator e o da garantia  solidária nos permite manter a inadimplência abaixo do mercado e incluir cada vez mais pessoas, nosso principal objetivo", esclareceu.

Além do foco nos micro e pequenos empreendedores, Câmara ressaltou que o BNB também investe em operações estruturantes, especialmente no setor de energia renovável. “Nos últimos cinco anos, investimos mais de R$ 30 bilhões em projetos de energia eólica e solar. Acreditamos que o potencial do Nordeste para atrair novos investimentos, tanto nacionais quanto internacionais, é imenso”, concluiu.

Participaram também do painel Alexandre Correa Abreu, diretor Financeiro e de Mercado de Capitais do BNDES, e  Marco Brasiliano Rosa, Vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa Econômica Federal, sob a moderação de Gustavo Alejo, Vice-Presidente Executivo e CFO do Santander Brasil.

TAGS
microcrédito crédito emprego renda imprensa gestão liderança banco público benchmark