Voltar Programa Agroamigo possibilita investimento em conectividade rural para agricultores familiares

Programa Agroamigo possibilita investimento em conectividade rural para agricultores familiares
O crédito serve de estímulo à implantação de projetos que viabilizem a conexão da atividade à internet no campo
Microfinanças Maceió (AL), 23/05/2023

O Banco do Nordeste, por meio do seu Programa de Microfinança Rural – Agroamigo, disponibiliza crédito para promover a inclusão digital no campo e, em Alagoas, está intensificando a divulgação do Agroamigo Net entre os agricultores familiares. A partir desse tipo de financiamento, o produtor pode adquirir desde smatphones a tablets, computadores, antenas, roteadores, entre outros equipamentos que garantam a conectividade rural.

Segundo a gerente de Microfinança Rural do BNB em Alagoas, Russana Bezerra, o orçamento do programa no estado, até o final do ano, é de cerca de R$ 230 milhões. “Esse é o valor destinado ao microcrédito rural como um todo. Estamos ampliando a divulgação com as entidades parceiras para a expansão de linhas específicas, dentro do programa, que consideramos estratégicas para o desenvolvimento da agricultura familiar, a exemplo do Agroamigo Net”, ressalta. 

Além disso, ela destaca que os agentes de microcrédito do programa, que visitam as propriedades rurais e atendem o agricultor em suas localidades, estão informando sobre as condições desse crédito, como um estímulo à implantação de projetos que viabilizem a conexão da atividade à internet. 

Foi o caso da pescadora Dirlene Paz, de São Miguel dos Milagres. Ela conheceu o Agroamigo Net por meio da equipe do programa, que atua na unidade do BNB de Maragogi. “Eu optei pelo celular que vai facilitar os pagamentos via pix”, comemora a microempreendedora, que trabalha na pesca artesanal há dois anos, com o marido. Dona Dirlene também relata que o smartphone vai possibilitar maior contato com os clientes e divulgação dos produtos. 

Russana acrescenta que o aparelho também ampliará o acesso à conhecimento sobre a atividade. Ela esclarece que, como o programa proporciona orientação financeira, além do crédito, a proposta é assessorar a cliente a explorar as diversas potencialidades do acesso à rede mundial de computadores.

TAGS
banco do nordeste agroamigo agricultura familiar agroamigo net internet no campo celular no campo