Desafios para iniciar ou ampliar um pequeno negócio
Artigos
Iniciar um negócio
Um dos maiores desafios para iniciar um negócio é a falta de recursos financeiros. Assim sendo, a importância de ter acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas no Brasil é vital para o funcionamento nesse segmento, gerando além de tributos, emprego e renda às famílias.
Na ausência de capital próprio, incluso aí recursos de familiares e amigos, o referido crédito bancário permite que o empreendedor possa realizar a implantação, ampliação e modernização de sua estrutura e, com isso, ampliar a sua capacidade produtiva e obter uma maior competitividade no mercado. Além disso, obter um financiamento/empréstimo, em condições diferenciadas, como o Banco do Nordeste oferta, é a forma mais imediata de realizar o projeto.
Nesse cenário, o Banco do Nordeste é uma Instituição Financeira que oferta crédito para investimento e capital de giro, apoiando os empreendimentos em implantação.
Como Banco de Desenvolvimento, as microempresas e empresas de pequeno porte são consideradas segmentos prioritários em nosso atendimento, e para isto oferecemos condições diferenciadas, como prazo de reembolso, carências e taxas mais atrativas de mercado, para estruturar, impulsionar e desenvolver os pequenos negócios de nossa área de atuação.
Para o sucesso da utilização dos recursos, o empreendedor deve seguir as orientações do seu Gerente de Relacionamento para efetuar a aplicação correta dos recursos, além de buscar o apoio de outras entidades que atuam no apoio ao empreendedor, capacitando-os para a gestão dos seus negócios, a exemplo do SEBRAE.
Nesse sentido, o empreendedor deve atentar para alguns pontos, são eles:
- Aplicar os recursos dentro da finalidade projetada;
- Fazer a gestão financeira dos recursos pessoais e do empreendimento em separado;
- Avaliar a adequação do crédito, quanto a oportunidade (momento adequado), custo e prazo;
- Realizar um planejamento financeiro consistente, com objetivos claros;
- Acompanhar sistematicamente as responsabilidades junto aos credores;
- Ter uma boa gestão de adimplência dos seus clientes;
- Estabelecer indicadores para mensurar os resultados.
Para quem já tem um negócio e quer ampliar
Saber quando é o momento e como obter investimento para ampliar a capacidade de vendas, é outro fator para que o negócio seja bem-sucedido. À medida que ele está se expandindo e a capacidade operacional tende a ficar mais estrangulada, seja por crescimento natural do mercado ou oportunidade de aumentar a área de atendimento, é importante analisar nova demanda por crédito. O ideal é estar saudável financeiramente para obter empréstimo e não fazê-lo em momentos de dificuldades. Conversar com o Gerente de Relacionamento do Banco do Nordeste para obter orientação.
O que é preciso saber antes de pedir o empréstimo?
É importante ter um objetivo claro, avaliar as opções de crédito disponíveis para atender a sua necessidade.
Adequar o fluxo de caixa da empresa para manter a capacidade de pagamento deve ser uma constante, diminuindo risco de imprevistos.
Quando possível, é importante manter valores em reserva de emergência para cobrir gastos inesperados. Em um contexto de ciclos econômicos com constantes oscilações em taxas de juros e impostos altos, no qual o empresário lida com inúmeras dificuldades, tal dispositivo é diferencial para se desvencilhar de situações desfavoráveis e honrar compromissos.
Adote um bom planejamento financeiro e sucesso!