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Voltar Disponibilize Opções!

Empreender em qualquer mercado pode significar uma série de esforços, exigindo planejamento das atividades, investimentos de recursos financeiros, aplicação de tempo, esforços de negociação e ainda disputar a atenção do cliente, para que este perceba o negócio e, consequentemente, leve este ainda a obter margem de lucro satisfatória a cada mês.

Diante dessas premissas, o comércio varejista, muito concorrido, apresenta ao mesmo tempo a depender da atividade, um mercado bastante saturado em termos de produtos e serviços, onde cada vez mais, percebe-se muito do mesmo.

O lugar comum, já conhecido e não recomendado, é o varejista tratar os indivíduos como mais um, pensar que já tem muitos consumidores e não se importar com as necessidades deles, sendo até inflexíveis ao lidar com seus públicos.

Então, como se distinguir na mente do cliente num cenário tão disputado e com diferentes concorrentes de portes e de recursos (micro, pequenas, médias e grandes empresas)?

Nesse ponto, as organizações mais criativas, ganham destaque e induzem as pessoas a retornarem aos estabelecimentos comerciais. Quem não gosta de ser bem atendido com produtos que se casam com suas necessidades?

Soluções simples e criativas podem ser uma boa resposta, mediante observar atentamente as pessoas que frequentam seu negócio.

Oferecer flexibilidade de opções, alternativas, pode render bons frutos. Como exemplo, no comércio varejista de alimentos, pode-se pensar em:

  • cardápios alternativos: onde o próprio cliente sugere receitas para o preparo dos alimentos (utilizando-se dos canais de comunicação do negócio, principalmente mídias digitais);

  • customização de serviços em geral: interagir com as pessoas para entender como podem ser atendidas as necessidades;

  • surpreender na entrega: ao anunciar o tempo de espera do prato, fazer com que ele chegue à mesa antes do esperado e ainda entregar pequenos itens complementares como surpresa (porções de queijo, tipos de molho, copo d’água, docinhos);

  • pizzarias: servir a pizza tendo opções de fatias com milho e outras sem milho, não precisam ser todas iguais para atender um determinado padrão;

  • promover meios alternativos de pagamento: alguns estabelecimentos só aceitam dinheiro em espécie e PIX, repensar isso serve como elemento de ampliação de receitas.  Por que não ofertar o recebimento por cartão de crédito, adotar parcerias com aplicativos de assinatura para alimentação que oferecem descontos? Ser engessado nesse ponto trava vendas.

Listadas acima, são apenas algumas possibilidades, o céu é o limite, e junto aos clientes pode-se obter maravilhas ao utilizar de forma eficiente o contato com os diferentes públicos atendidos.

Para que isso funcione é necessária uma flexibilidade de estratégia e de gestão, com atendentes/vendedores treinados. Ter em mente que proporcionar uma experiência agradável em produtos e serviços, é fundamental para o sucesso diário no mundo dos negócios, além disso, contribui para a diminuição de custos, fica na memória de quem consome como empresa referência, sendo lembrada de forma fácil, gerando retornos constantes, pois consumidor bem tratado, satisfeito, sempre retorna!

Escute sempre, use o bom senso e a criatividade!