Pix - Transações e Serviços - Produtos e Serviços
Pix
As transações acontecem de forma direta, de uma conta para a outra, podendo ser feitas:
- Entre pessoas;
- Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
- Entre estabelecimentos;
- Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.
Como fazer transações?
Usando as chaves Pix
As chaves Pix representam o endereço da conta e servem para identificá-la, como se fosse um apelido. Elas devem ser adicionadas previamente por meio do aplicativo Banco do Nordeste Mobile e podem ser de quatro tipos:
- CPF ou CNPJ
- Número de telefone celular
- Chave aleatória
Para enviar algum valor por meio do Pix, basta que você entre no seu internet banking e informe uma das chaves de quem vai receber. Para que enviem um valor para você, é só informar uma das suas chaves para quem vai realizar a transação.
Antes de cadastrar as chaves, verifique se suas informações junto ao Banco do Nordeste estão atualizadas. Caso não estejam, realize as modificações necessárias. Para isso, basta acessar sua conta e, no computador, por meio do Nordeste Eletrônico, clicar em "Outras opções" e em seguida, "Atualização cadastral"; ou no aplicativo para celular, acessar "Cadastro" logo no menu principal.
Via QR Code
Também é possível fazer um Pix simplesmente focando a câmera do celular em um QR Code. Para que esse tipo de transação seja possível, quem vai receber o valor deve apresentar um QR Code a ser lido por qualquer tipo de smartphone.
Os QR Codes podem ser estáticos ou dinâmicos.
- O QR Code estático poderá ser usado em múltiplas transações e ter um valor fixo ou valor a ser colocado por quem vai pagar no ato do pagamento. O QR Code estático é aquele que você vê num restaurante colado na mesa que lhe leva ao cardápio, ele não muda.
- O QR Code dinâmico poderá apresentar informações diferentes a cada pagamento e permitirá que sejam incluídas informações adicionais sobre a transação, como a data de expiração, por exemplo. O QR Code dinâmico é gerado uma única vez para uma determinada transação com informações diferentes.
Mas os dois tipos funcionam da mesma forma: basta apontar a câmera do smartphone para o QR Code, que enviará todas as informações necessárias do destinatário. Aí, basta acrescentar o valor, se necessário, e autorizar a transação usando a senha do cartão de saque.
Informando dados bancários
Esse tipo de transação, chamada de Pix Manual, necessita das mesmas informações que usamos para realizar uma TED, por exemplo.
Após informar os dados de quem vai receber o pagamento (nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta), informa-se o valor, uma breve descrição (opcional) e a senha do cartão de saque.
A diferença do Pix para uma transferência normal é que o dinheiro chega ao destinatário no mesmo instante.
Mecanismo Especial de Devolução (MED)
a) Controvérsias comerciais entre os usuários;
b) Transações com fundada suspeita de fraude em que os recursos forem destinados à conta transacional de um terceiro de boa-fé;
c) Realização de uma transação Pix por engano e/ou por erro de digitação.
Para solicitar a devolução da transação Pix nestes casos, você pode:
a) Ligar para o SAC 0800 728 3030;
b) Ir até uma das Agências do Banco do Nordeste ou Unidades de Atendimento do Crediamigo;
c) Solicitar através do App Banco do Nordeste.
Poderão ser solicitados:
a) Declaração com a descrição do ocorrido;
b) Boletim de ocorrência.
O valor da transação Pix poderá ser devolvido caso a solicitação de devolução seja aceita pela instituição recebedora e pelo Banco do Nordeste. Esta devolução poderá ser no valor total da transação original, ou em parte, caso o saldo na conta do recebedor seja menor.
A contestação será analisada, no prazo máximo de 7 dias corridos, pela instituição recebedora da transação Pix e pelo Banco do Nordeste e poderá ou não ser acatada.
Até 80 (oitenta) dias corridos a contar da data da transação Pix.
a) Bloqueio da conta do recebedor no valor da transação Pix por até 90 (noventa) dias corridos;
b) Marcação da chave Pix, do CPF/CNPJ ou da conta, para que essas informações sejam vinculadas às chaves Pix do recebedor para fins de segurança caso a solicitação seja acatada;
c) Devolução do valor da transação ou, sendo menor, do saldo que houver na conta caso a solicitação acatada.
Informar o ocorrido através dos canais, abaixo, e solicitar o Cancelamento da Devolução:
a) Ligar para o SAC 0800 728 3030;
b) Ir até uma das Agências do Banco do Nordeste ou Unidades de Atendimento do Crediamigo.
Você terá até 30 (trinta) dias a contar da comunicação da devolução para solicitar o seu cancelamento. Já a instituição pagadora da transação original Pix e o Banco do Nordeste terão até 7 (sete) dias corridos para analisar se acata ou não o Cancelamento da Devolução.
Poderão ser solicitados:
a) Declaração com a descrição do ocorrido;
b) Boletim de ocorrência.