Difusão Tecnológica

Conheça as difusões tecnológicas e inovação do Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter.

O que é Difusão?

A difusão tecnológica refere-se ao processo de disseminação e adoção de novas tecnologias por indivíduos, organizações e sociedades. Envolve a transferência de conhecimento e a aceitação de inovações tecnológicas, permitindo que elas se espalhem e se tornem amplamente utilizadas. Esse processo impulsiona o progresso e o desenvolvimento, trazendo benefícios em termos de eficiência, produtividade e melhoria da qualidade de vida. A difusão tecnológica desempenha um papel vital na transformação de setores, impulsionando a inovação e promovendo avanços significativos em diversas áreas.

Métodos de Difusão Tecnológica/Inovação

Evento de Capacitação
Destinado a habilitar técnicos do território para repassar os conhecimentos tecnológicos adquiridos junto aos agentes econômicos do Prodeter.
Curso
Conjunto de atividades técnicas, com programação específica, para capacitar pessoas com interesses comuns. Envolve técnicas de trabalho em grupo, recursos audiovisuais etc.
Excursão, Missão ou Visita Técnica
Realizada com um grupo de pessoas interessadas, que se deslocam a determinado lugar, onde existam experiências passíveis de serem adotadas, como as verificadas em: unidades demonstrativas (UD), unidades de experimentação participativa (UEP), propriedades demonstrativas, universidades, centros e institutos de ensino, pesquisa e extensão.
Dia de Campo
Mostrar uma série de atividades em uma mesma propriedade para despertar o interesse e a adoção mais rápida da tecnologia que está sendo apresentada.
Programa de Difusão de Tecnologia
Estratégia de difusão tecnológica destinada a agentes econômicos do território, a exemplo do Programa Balde Cheio, da Embrapa.