Plano de Ação Territorial

Conheça as diretrizes, forma de atuação, públicos prioritários e metodologia da atuação territorial do Banco do Nordeste.

Modelo de Atuação e Metodologia

Responsabilidade Básica

Conhecer, facilitar, articular e induzir ações relativas à Política de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, em consonância com o direcionamento estratégico da Instituição, a partir da efetivação, por parte de parceiros, de planos de ação em nível local e territorial cujo objetivo consiste no fortalecimento de atividades econômicas priorizadas, visando à estruturação de financiamentos de riscos mitigados.


Forma de atuação

O agente de desenvolvimento atuará como conhecedor da realidade territorial, facilitador e articulador do processo de construção e implementação de planos de ação territorial, além de conduzir as ações a serem desenvolvidas pelos atores envolvidos com o desenvolvimento, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Conselhos Territoriais, na perspectiva da organização, fortalecimento e elevação do patamar de competitividade das atividades econômicas, por meio da efetivação de planos de ação territoriais e locais.

Cada agente de desenvolvimento empreenderá suas ações em municípios e territórios previamente estabelecidos, observando-se suas atuais lotações e domicílios.


Públicos prioritários

As ações previstas nos planos de ação territoriais e locais deverão direcionar-se, prioritariamente, para os públicos pertencentes às atividades ou aglomerações produtivas definidas e, de maneira geral, aos clientes dos segmentos determinados pelo Banco do Nordeste.


Metodologia

O Etene, por meio do Ambiente de Estudos, Pesquisas e Avaliação do Banco do Nordeste, será o responsável por fornecer os relatórios com as informações socioeconômicas dos municípios que comporão os territórios de atuação dos agentes de desenvolvimento. Deverão fazer parte desses relatórios, dentre outros, aspectos relacionados à população, indicadores de renda, pobreza e desigualdade, IDH, PIB, principais atividades econômicas, estrutura fundiária e formas de organização produtiva.

Também fará parte do relatório o mapeamento da situação dos financiamentos realizados nos municípios de atuação, levando-se em conta as atividades econômicas mais financiadas, nível de inadimplência dos financiamentos, quantidade de operações, volume de recursos contratados, assim como a quantidade de contratações de financiamentos FNE Empresarial e Pronaf.

Atualizado em: 11/03/2024
pdf342 KB
Atualizado em: 11/03/2024
pdf595 KB