Informações Legais

Políticas, normas e códigos que formam a base legal da gestão de Fundos de Investimento no Banco do Nordeste.

Políticas

Política de Voto

A Política de Voto destina-se a determinar os critérios a serem utilizados pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A., como Gestor dos Fundos de Investimento, em assembleias de companhias nas quais os Fundos detenham participação. A Política de Voto disciplina os princípios gerais, o processo decisório e quais são as matérias relevantes obrigatórias para o exercício do direito de voto.
Atualizado em: 24/01/2024
pdf244 KB

Política de Rateio e Divisão de Ordens

A Política de Rateio e Divisão de Ordens apresenta os conceitos básicos e as regras gerais que estabelecem a forma de rateio e a divisão de ordens a ser adotada pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A. como gestor de recursos de terceiros.

Atualizado em: 27/08/2021
pdf496 KB

Política de Gestão de Riscos

O gerenciamento de risco dos recursos de terceiros no Banco do Nordeste do Brasil S.A. contempla todos os fatores de risco inerentes aos fundos de investimento (mercado, crédito, liquidez, operacional, dentre outros), cuja atividades de gestão são realizadas por equipes especializadas e dedicadas, descritas na Política de Gestão de Riscos que dispõe sobre o conjunto de princípios, ações e responsabilidades necessárias à identificação, avaliação, tratamento e controle dos riscos dos fundos de investimento sob gestão.

Política de Gestão de Riscos de Liquidez

A presente política contempla o conjunto de princípios, ações e responsabilidades necessárias à identificação, avaliação, tratamento e controle dos riscos de liquidez dos fundos de investimento geridos pelo Banco do Nordeste.

Política de Negociação de Valores Mobiliários

A Política de Negociação de Valores Mobiliários por Administradores, Empregados, Colaboradores e pela Própria Empresa estabelece critérios para negociação e operações de venda e compra de cotas de fundos de investimento ou quaisquer ativos financeiros que constituam suas carteiras, tanto em nome dos funcionários e demais colaboradores (bolsistas e contratados de empresas terceirizadas) da Diretoria de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste do Brasil S.A., como aquelas realizadas em nome dos fundos de investimento no exercício de atividades vinculadas à gestão de recursos de terceiros.

Atualizado em: 27/08/2021
pdf521 KB

Diretriz de Investimento Sustentável

A Diretriz de Investimento Sustentável descreve as diretrizes, regras, procedimentos, critérios e controles adotados pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A., na qualidade de gestor de recursos de terceiros, quanto à integração de aspectos Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa (ASG) e/ou de Investimento Sustentável em seus processos de investimento.

Atualizado em: 20/12/2023
pdf271 KB

Código de Ética

O Código de Ética dos Profissionais vinculados à Gestão de Ativos de Terceiros define regras de conduta e compromissos de todos os funcionários e demais colaboradores (bolsistas e contratados de empresas terceirizadas) da Superintendência de Gestão de Ativos de Terceiros, bem como da Diretoria de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste do Brasil S.A., visando à prevenção e à solução de conflitos de interesses, estabelecendo critérios para negociação e operações de venda e compra de cotas de fundos de investimento ou quaisquer ativos financeiros que constituam suas carteiras, tanto em nome próprio como aquelas realizadas em nome de fundos de investimento no exercício de atividades vinculadas à gestão de recursos de terceiros.
Atualizado em: 01/12/2023
pdf286 KB

Controles Internos na Gestão de Ativos de Terceiros

Este documento contempla, de forma integrada, as orientações, diretrizes, regras e procedimentos de controles internos para as atividades relativas à Superintendência de Gestão de Ativos de Terceiros.

Formulário de Referência Pessoa Jurídica

O Formulário de Referência - Pessoa Jurídica dispõe sobre informações do Banco do Nordeste do Brasil S.A. como administrador de carteiras de valores mobiliários na categoria Gestor de Recursos, em atendimento à Resolução CVM nº 21/2021.
Atualizado em: 22/03/2024
pdf1.6 MB

Informações Sobre Investimentos

Atualizado em: 26/07/2022
pdf41 KB
Atualizado em: 26/07/2022
pdf243 KB
Atualizado em: 07/03/2024
pdf75 KB

O investimento em fundo de Investimento não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros, e a rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o Formulário de Informações Complementares, a Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento do Fundo de Investimento antes de investir.

O Banco do Nordeste é distribuidor exclusivo dos fundos de investimento que gere, não estando sujeito a transferi-los a outra instituição distribuidora, conforme estabelecido nas Regras e Procedimentos Anbima para Transferência de Fundos de Investimento. A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para mais detalhes, acesse a página de Informações Legais relacionadas a Fundos de Investimento.

Serviço de Atendimento ao Cotista
Telefone: (85) 3299-3544
E-mail: fundos@bnb.gov.br
Rede de Agências: Consulte aqui  
Ouvidoria
Telefone: 0800 033 3033
E-mail: ouvidoria@bnb.gov.br
 
Serviço de Atendimento ao Cotista (Administrador)
Telefone: 0800 762 7777
Telefone para clientes no exterior: (+55) (11) 3012 3336