Banco do Nordeste financia hospital de ensino de alta tecnologia em Campina Grande
O Banco do Nordeste é agente financiador do hospital HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa), que será inaugurado em Campina Grande e integrará um centro de excelência com 30 especialidades, incluindo tratamento de referência em radioterapia. Os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) custearam parte das instalações e contabilizam R$ 79 milhões aplicados no empreendimento.
A diretoria do hospital de ensino explica que o ambulatório hospitalar já está em funcionamento desde 2020, e que na etapa atual a unidade iniciará com internações, realização de cirurgias e demais tratamentos de alta complexidade. Os atendimentos devem ocorrer para 60% do público via Sistema Único de Saúde (SUS) e os demais 40%, a partir de demandas particulares.
O provedor do hospital de ensino e chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha, explica que o empreendimento foi concebido para ser um centro de excelência para a formação médica e para o desenvolvimento científico. “O HELP é um bem social. É uma alegria ter esse projeto que viverá para sempre. O hospital, que já nasce no futuro, irá oferecer os serviços que ainda não temos em nossa região, uma tecnologia que ainda não é acessível a todos”, destacou.
O HELP atenderá com dois centros cirúrgicos, 25 salas de cirurgia, salas de parto humanizado e cirurgia robótica, oferecendo alta tecnologia para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes durante todo o processo de tratamento. As fachadas, janelas e portas são feitas com vidros especiais que reduzem a entrada de calor, diminuindo em 99% a entrada dos raios UV.
Os ambientes do hospital são climatizados com renovação de ar, por meio de um sistema de tratamento. Um dos equipamentos de destaque adquirido foi o “Truebeam”, um acelerador linear de última geração para o tratamento de radioterapia e radiocirurgia. O hospital também adquiriu um moderno aparelho de ressonância magnética para atender o público.
Para o Banco do Nordeste, o financiamento de parte da obra estimula a competitividade das empresas na região. O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, João Nilton Castro Martins, ressalta a finalidade do crédito no caso do hospital de ensino, promovendo o desenvolvimento dos setores de saúde, educação e pesquisa científica.
“Nós atendemos clientes de todos os portes. E ter uma obra com esse impacto social pelo atendimento múltiplo que propõe realizar, com geração de emprego e renda, é realizar a missão de fomentar o desenvolvimento da região com o suporte de crédito para os agentes produtivos, além de promover o bem-estar das famílias”, ressalta o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba.