Atuação - Universidade Corporativa - Banco do Nordeste
Atuação
A atuação da Universidade Corporativa Banco do Nordeste diferencia-se pela identificação, formação e desenvolvimento de competências que incorporam valor ao negócio da instituição.
Com investimento robusto em oportunidades de capacitação para seus colaboradores, o Banco do Nordeste consolida seu papel estratégico como promotor do desenvolvimento humano e técnico no âmbito corporativo. Dentre as áreas prioritárias de aperfeiçoamento estão o desenvolvimento de habilidades em gestão financeira, inovação tecnológica, liderança e atendimento ao cliente, visando não apenas o aprimoramento das competências individuais, mas também o fortalecimento da performance organizacional.
Nossa atuação tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências técnicas, compostas por conhecimentos e habilidades; e competências comportamentais, que envolvem atitudes essenciais ao desempenho profissional. As competências comportamentais subdividem-se em competências básicas, funcionais e gerenciais, garantindo uma formação completa e alinhada aos desafios do negócio.
Nossa atuação tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências técnicas, compostas por conhecimentos e habilidades; e competências comportamentais, que envolvem atitudes essenciais ao desempenho profissional. As competências comportamentais subdividem-se em competências básicas, funcionais e gerenciais, garantindo uma formação completa e alinhada aos desafios do negócio.
Publicado em
12/03/2025 Atualizado em
12/03/2025
12/03/2025 Atualizado em
12/03/2025
Competências Técnicas
Conhecimentos
Relacionam-se à compreensão de conceitos e técnicas para a realização das atividades, adquiridos a partir de formação, qualificação e outros conhecimentos que compõem as competências do indivíduo. É o saber fazer.
Habilidades
Representam a aptidão e capacidade de realização das atividades e estão associadas à experiência e ao aprimoramento progressivo. É o poder fazer.
Competências Comportamentais
Competências Básicas
São necessárias para que o Banco trabalhe alinhado à sua Visão, Missão e Valores Estratégicos. Elas são compostas por: Atendimento ao Cliente; Compromisso com resultados; e Trabalho em Equipe.
Competências Funcionais
São formadas por comportamentos necessários para que cada grupo de unidades do Banco atinjam os seus objetivos.
Competências Gerenciais
São aplicadas aos empregados que ocupam funções gerenciais com comportamento de alta performance. São compostas por: Gestão de Pessoas; Liderança; Tomada de Decisão; e Visão Estratégica.
Ação e Inovação
A execução de suas atividades é permeada pelo Plano de Educação Corporativa, onde a instituição alinha suas ações às diretrizes estratégicas cuidadosamente elaboradas para potencializar o impacto na área de atuação do Banco.
1. Fortalecimento do BNB no Desenvolvimento da Região Nordeste e Norte do ES e MG:
Objetiva o crescimento sustentável e econômico dessas regiões.
2. Treinamentos para as áreas de Microcrédito e que reforcem os negócios com Micro, Pequena e Média Empresa:
Foco em capacitar profissionais para alavancar pequenos negócios.
3. Formação de Técnicos em Projetos Estruturados (Energias Renováveis, Saneamento, Infraestrutura e Logística):
Promove capacitação em setores-chave para o desenvolvimento sustentável.
4. Desenvolvimento de Competências em Tecnologia, Finanças e Negócios:
Aborda as áreas emergentes essenciais para o futuro dos negócios.
5. Inovação de Produtos, Serviços e Processos Organizacionais:
Incentiva a modernização e a melhoria contínua.
6. Integridade e Ética: Reforça a conduta ética e a transparência nas operações.
Aborda as áreas emergentes essenciais para o futuro dos negócios.
7. Diversidade, Equidade e Inclusão – ASG:
Compromisso com práticas que promovem um ambiente justo e inclusivo.
8. Liderança Feminina:
Apoia o crescimento e a ascensão das mulheres em cargos de liderança.
9. Saúde e Qualidade de Vida:
Enfatiza o bem-estar dos colaboradores como parte integral do sucesso organizacional.
10. Formar Atuais e Potenciais Gestores para Gestão Intermediária:
Visa preparar líderes para desafios intermediários nas estruturas organizacionais.
11. Desenvolvimento de Acordos de Cooperação e Alianças Estratégicas:
Fortalece parcerias que agregam valor às iniciativas do banco.