Desenvolvimento de Conselheiros das Estatais

Qualificação em governança para aprimorar o desempenho das empresas públicas.

Fruto da cooperação entre o Banco do Nordeste e o Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos, este programa traz uma jornada transformadora para o cenário das empresas estatais brasileiras, com o objetivo de elevar nível da governança corporativa nessas organizações.

Parte da Rede de Universidades Corporativas das Empresas Estatais, iniciativa alinhada às exigências Lei nº 13.303/2016, o programa também busca valorizar a propriedade pública e seu papel no desenvolvimento inclusivo e sustentável do nosso país. Dividido em três etapas, o programa tem início com treinamentos online, que compõem a Fase 1.


Fase 1

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros das Estatais, disponível na Plataforma de Educação do Banco do Nordeste, faz parte da Fase 1 de um amplo programa de qualificação em governança, feito em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública. Além deste treinamento, fazem parte da Fase 1 os cursos virtuais disponibilizados pela Escola Virtual do Governo (EV.G):


Fase 2

Esta fase é composta por encontros virtuais síncronos ao vivo, com temas relevantes à Governança nas Estatais, como: Transparência e Prestação de Contas; Gestão de Riscos e Compliance; Ética na Prática; Pacto pela Diversidade; e Gestão de Pessoas.


Fase 3

É a fase final do Programa, que ocorrerá de forma presencial, trazendo temas como: Governança e Transformação Digital nas Estatais; Governança e Sustentabilidade nas Estatais; Governança e Crises; O Futuro da Governança nas Estatais; Desafios e Oportunidades.


Público-alvo 

Conselheiros, Diretores e demais Estatutários indicados pelas Estatais que fazem parte da Rede de Universidades Corporativas das Empresas Estatais.


Reconhecimento

Todo este esforço culminará na concessão do selo Governança em Estatais Brasileiras (GEB), que representa um compromisso contínuo com a excelência.


Inscrições

Mais informações em breve.

Informes

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e a diretora administrativa, Ana Teresa Barbosa, participaram de uma reunião em Brasília com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e a secretária Elisa Leonel. O programa inclui a criação de uma Rede de...