Voltar Mais de 55 mil famílias do sertão nordestino usam microcrédito para ter acesso à água potável

Mais de 55 mil famílias do sertão nordestino usam microcrédito para ter acesso à água potável
Crédito Fortaleza (CE), 18/11/2022

As operações de microcrédito rural do programa Agroamigo do Banco do Nordeste (BNB) estão permitindo que mais de 55 mil famílias do sertão nordestino tenham acesso à água potável para consumo próprio e irrigação da produção familiar. Cerca de R$ 165 milhões já foram liberados nos últimos dois anos para equipamentos de captação, armazenagem e tratamento de água.

Os recursos são liberados pela linha Agroamigo Água para financiar a construção de cacimbas, cisternas e poços e para aquisição de bombas d’água. Também são utilizados para compra de filtros domésticos, caixas d’água e encanamento para residências ou irrigação. Segundo o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, esse tipo de operação já melhorou a qualidade de vida de cerca de 200 mil pessoas. “O Nordeste possui a região semiárida mais populosa do mundo. E nós sabemos que água é um recurso essencial para a vida e subsistência das pessoas, produção de alimentos e animais. A aplicação desses recursos tem um impacto transformador nas famílias”, afirma.

Os agricultores familiares que contratam o Agroamigo Água recebem orientação técnica da Organização Não Governamental (ONG) internacional Water Org. Essa parceria é fruto de um convênio assinado entre o BNB e a entidade para aplicar a metodologia do microcrédito do Banco do Nordeste no acesso à água potável e saneamento. Em dois anos de projeto, foram realizadas 2.579 oportunidades de capacitação.

Caixas d’água
As operações do Agroamigo do Banco do Nordeste proporcionaram a aquisição de mais de 54 mil unidades de caixa d’água a famílias que não possuíam uma forma de armazenamento. Além disso, foram financiados quase dez mil poços e a compra de mais de 280 filtros caseiros.

No último dia 8, representantes do ONG Water Org estiveram na sede do Banco do Nordeste para assinarem um acordo de cooperação para realização de estudos de viabilidades técnica, econômica e social do uso de microcrédito urbano por meio do programa Crediamigo para levar serviço de saneamento a famílias em situação de vulnerabilidade social em seis cidades do Nordeste.

As equipes que irão realizar os estudos pretendem visitar residências e conversar com famílias em Fortaleza e Sobral, no Ceará, Recife e Caruaru, em Pernambuco, e em Salvador e Juazeiro, na Bahia.

Para o CEO da Water Org, Gary White, não é aceitável que vivamos em uma época em que as pessoas levem um verdadeiro computador dentro do bolso e existam famílias inteiras que não têm acesso à água potável no Brasil. Dados do Instituto Trata Brasil apontam que quase 35 milhões de pessoas no País vivem sem água tratada.

A Water Org é uma é uma organização global sem fins lucrativos fundada há 30 anos pelo ator Matt Damon e o engenheiro ambiental Gary White para levar água e saneamento ao mundo. A organização é pioneira em soluções financeiras voltadas para o mercado para a crise global da água.
 

TAGS
microcrédito agroamigo water org