Com o intuito de maximizar resultados em ações de apoio ao desenvolvimento territorial da região Nordeste, o Banco do Nordeste definiu um conjunto de normas e critérios que orientam e integram as suas ações em seus territórios de atuação.

Conceito

Desenvolvimento Territorial é a combinação de políticas governamentais descendentes com iniciativas de desenvolvimento local. Objetiva promover o planejamento, a implementação e a autogestão do processo de desenvolvimento sustentável dos territórios e o fortalecimento da sua economia.

Como o Programa Funciona

O Programa de Desenvolvimento Territorial incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

É papel dos comitês locais e territoriais priorizar as atividades econômicas com maior potencial competitivo, estabelecendo parcerias para a redução dos entraves ao seu desenvolvimento e promovendo a expansão do crédito. Dessa forma, o Programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região.

Com intuito de tornar essas transformações efetivas e perenes, a metodologia de trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável e seu conjunto de estratégias surgem de ampla discussão interna, envolvendo o quadro gestor e o quadro técnico do Banco do Nordeste, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local e territorial.

Fluxo do Programa

Objetivos

Fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas.

Incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas.

Potencializar a participação de agentes econômicos locais no desenvolvimento.

Promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

Promover a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial.

O Agente de Desenvolvimento

Os agentes de Desenvolvimento fazem a ligação entre o Banco e os agentes econômicos e institucionais para estabelecer e fortalecer a governança local e territorial voltada para elaboração, implementação e avaliação de planos de ação territorial.


Responsabilidade básica e missão

Conhecer, facilitar, articular e induzir ações relativas à Política de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, em consonância com o direcionamento estratégico da Instituição, a partir da efetivação, por parte de parceiros, de planos de ação em nível local e territorial cujo objetivo consiste no fortalecimento de atividades econômicas priorizadas, com vistas à estruturação de financiamentos de riscos mitigados.


Papel

  • Conhecer a realidade territorial.
  • Articular os atores locais e facilitar o processo de construção, implementação e avaliação dos planos de ação territorial.
  • Facilitar o processo de elaboração, implementação e avaliação dos planos de ação territorial.