1. O que é o Internet Banking do Banco do Nordeste?
É um canal de atendimento que visa a realização de consultas e operações financeiras via Internet, disponibilizado para propiciar maior comodidade e agilidade às necessidades dos clientes, no que diz respeito a sua conta-corrente e outros serviços disponíveis.
É necessário que seja cadastrado um usuário e uma senha pessoal, além do cadastramento de um Cartão de Segurança ou adesão ao Token para ter a acesso a todos os serviços oferecidos pelo canal.
2. O que é a Identificação de Usuário?
É como o cliente é conhecido pelo Internet Banking do Banco do Nordeste. A identificação pessoal deverá ser cadastrada pelo cliente e solicitada quando do acesso ao sistema.
3. O que é o Operador do Internet Banking?
É um usuário autorizado a realizar consultas e movimentações financeiras, pelo titular da conta, sócio-diretor, em caso de pessoa jurídica, ou procurador constituído com tal poder.
4. Como alterar minha Identificação do Usuário?
Acesse o Internet Banking do Banco do Nordeste, clique na opção Alteração de Perfil de Acesso no menu Outras Opções. Informe a nova identificação de usuário e confirme.
5. O que é o Cadastro de Dispositivos?
Apenas dispositivos previamente cadastrados estão autorizados a realizar transações financeiras (pagamentos, transferências etc.).
6. Como fazer o cadastro e confirmação de dispositivos para utilizar o Internet Banking?
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Acesse o Internet Banking ou aplicativo móvel do Banco do Nordeste a partir do dispositivo a ser cadastrado;
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Selecione a opção Dispositivos (na Internet) ou Computadores e dispositivos (aplicativo);
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Informe o nome do seu dispositivo e o período de utilização. A seguir, é necessário confirmar o cadastro do dispositivo. Para isso, você terá três opções:
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Utilizar outro dispositivo já cadastrado e confirmado anteriormente para confirmar o novo dispositivo;
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Utilizar o terminal de autoatendimento de uma agência do Banco do Nordeste;
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Realizar a confirmação presencialmente em uma agência do Banco do Nordeste por dois Gestores.
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7. O que é o Cartão de Segurança?
É um cartão contendo códigos numéricos. O Cartão de Segurança é exigido para validar cada movimentação financeira realizada pelo cliente. Os códigos são escolhidos de forma aleatória pelo sistema a cada transação.
Atualmente o Cartão de Segurança continua sendo utilizado apenas por usuários que movimentam contas do tipo Pessoa Jurídica.
8. Como cadastrar o Cartão de Segurança?
O Cartão de Segurança pode ser solicitado e habilitado na agência, somente para os casos de Pessoa Jurídica sem Cartão de débito, durante o atendimento. Demais casos utilizar token. Se preferir, acesse o Internet Banking e siga as instruções abaixo:
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Selecionar Outras Opções/Associar Cartão de Segurança.
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Digite o número de série e a versão impressa no cartão.
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Digite no teclado virtual a senha solicitada do Cartão de Segurança para confirmação da Transação de Cadastro de Cartão de Segurança.
9. O que é o Token?
Trata-se de uma solução mais segura e prática criada para substituir o cartão de segurança na autorização de transações no internet banking.
Atualmente apenas os usuários que movimentam exclusivamente contas do tipo pessoa física devem aderir ao Token.
Após a adesão, a ferramenta para autorizar as transações será a senha do cartão de débito e a chave numérica gerada pelo smartphone habilitado.
10. Como é feita a adesão ao Token? E a Desativação em virtude de troca de aparelho?
Caso o cliente já possua o Cartão de Segurança cadastrado, a adesão pode ser realizada pelo smartphone na opção Computadores e Dispositivos → Aderir ao Token.
Após isso, o usuário deve habilitar seu smartphone na opção Computadores e Dispositivos → Habilitar Tokens Neste Dispositivo.
Caso ainda não possua Cartão de Segurança, a adesão é realizada na agência de relacionamento do cliente.
Para desativar um token em um aparelho antigo e evitar acúmulos de dispositivos cadastrados, que podem em algum momento bloquear o cadastro de novos, fazer o seguinte: entrar em Computadores e Dispositivos/ Dispositivos Cadastrados/ Procurar o nome do dispositivo que não será mais usado/ aperta desativar/ inserir senha do cartão de débito.
11. Como funciona o Token?
Após aderir, o usuário passa a autorizar suas transações de dois modos:
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No aplicativo móvel, será utilizada a senha do cartão de débito do cliente (a mesma senha de 6 dígitos utilizada para saque);
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No computador, o usuário irá digitar o código gerado pelo aplicativo para dispositivos móveis, ao clicar no ícone Token, na tela inicial do aplicativo.
12. Em caso de roubo, como devo proceder para cancelar meu Cartão de Segurança?
- Em caso de perda ou roubo, solicite o cancelamento de seu cartão em uma agência mais próxima ou ligue para o Centro de Relacionamento com Clientes e de Informação ao Cidadão: 4020 0004 (capitais e regiões metropolitanas - tarifa de ligação local) e 0800 033 0004 (demais localidades).
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